Há muito mais pobres em Portugal do que se diz
Há muitos mais pobres em Portugal do que se pensa. Um recente artigo publicado pelo ISEG estima que cerca de 10% da população com um rendimento superior ao mediano enfrenta privação material, isto é, não tem acesso a bens básicos para a sua integração e participação social. A conclusão é de Carlos Farinha Rodrigues e Isabel Andrade num trabalho intitulado: “Monetary Poverty, Material Deprivation and Consistent Poverty in Portugal” .
Cuidado com as ideias Zombie, ainda lhe comem o cérebro
- Quando os Zombies ganham, por Paul Krugman no NYT
- BCE “muito preocupado” com impacto no Banco da Irlanda do plano para resgate da banca irlandesa, escreve a Bloomberg
- Dez questões económicas para 2011, no Calculated Risk
- Os impactos da consolidação orçamental na pobreza britânica, por Larry Elliot
- Uma só medida que valeria bem mais que as 50…, Tavares Moreira no 4ª Republica
Portugal: um exemplo para as pensões espanholas
Segue no país vizinho uma longa negociação politica sobre a reforma do sistema de pensões. Não é assim de estranhar que as propostas hoje defendidas pela OCDE para o sistema de pensões em Espanha tenha animado os meios de comunicação social. Olhando para as propostas em cima da mesa, os nosso vizinhos valorizariam o conselho de olhar para a reforma portuguesa de 2005. Em Portugal poderão ver uma parte do seu futuro.
O “Anglo-BPN” e um bilhete para o FMI
Segundo a edição de hoje do Jornal Público o Governo prepara-se para injectar 500 milhões de euros no BPN, uma decisão que será acompanhada pela autonomização da instituição da gestão até agora entregue à CGD. É impressão nossa, ou começa a haver algo de Anglo Irish Bank no BPN?