— ler mais..

Portugal perdeu hoje uma das suas maiores referências. Fiquei triste ao receber a notícia e voltei a ficar durante o dia sempre que vi ou li coisas sobre o assunto mas, e perdoem-me o chavão, Port..." /> — ler mais..

Portugal perdeu hoje uma das suas maiores referências. Fiquei triste ao receber a notícia e voltei a ficar durante o dia sempre que vi ou li coisas sobre o assunto mas, e perdoem-me o chavão, Port..." /> Eusébio - Honores liga - Record

Honores liga

Voltar ao blog

Eusébio

6 Janeiro, 2014 644 visualizações

Portugal perdeu hoje uma das suas maiores referências. Fiquei triste ao receber a notícia e voltei a ficar durante o dia sempre que vi ou li coisas sobre o assunto mas, e perdoem-me o chavão, Portugal perdeu apenas fisicamente porque Eusébio é eterno e será sempre um símbolo do país.

Infelizmente, não tive o prazer de o ver jogar no seu tempo mas basta ver algum dos seus jogos mais conhecidos para ficar com a noção do seu valor.

Eusébio tornou o país conhecido como ninguém o fez no século passado e só não é hoje um dos grandes nomes do futebol italiano porque o país, no caso Salazar, não o deixou partir para o Inter. Old Trafford homenageou-o de forma arrepiante e o Real Madrid, além de enviar um representante a Lisboa, vai homenageá-lo amanhã. Eusébio nunca jogou em nenhum destes clubes, dois dos maiores do mundo.

Já escrevi aqui várias vezes que sou contra algumas comparações. Não é possível comparar quem foi o maior no tempo de um país pequeno, fechado e triste, um país a preto e branco – como a maioria dos seu jogos que podemos rever – com Cristiano Ronaldo, o maior símbolo do país atual, dos nossos dias, onde tudo está à distância de um “click”. Não me parece lógico comparar e não o faço. Tenho a sorte de ver CR7, de vibrar com os seus golos, mas não tive a sorte de ver o Pantera Negra no seu tempo. Se um dia a própria história considerar Ronaldo o melhor português de sempre, aceito a decisão, só isso.

O nome de Eusébio surge sempre na lista dos melhores de sempre, ao lado de Pelé, Maradona, Di Stefano e Grujff. E se Don Alfredo, o único que viu jogar todos eles, afirma que o Rei foi o melhor jogador de todos os tempos eu acredito.

Deixo aqui as minhas duas fotos preferidas do jogador. Nas duas representa o país e não as escolhi ao acaso, prefiro deixar aqui estas porque Eusébio não é apenas um símbolo do Benfica, é uma referência de Portugal, é património nacional.

Descanse em paz senhor Eusébio e muito obrigado.