— ler mais..

Se antes da jornada me pedissem um palpite sobre o Vitória x FC Porto, daria mais de 90 por cento do favoritismo aos dragões, ou seja, venceriam facilmente num estádio onde não perdem há 30 anos. S..." /> — ler mais..

Se antes da jornada me pedissem um palpite sobre o Vitória x FC Porto, daria mais de 90 por cento do favoritismo aos dragões, ou seja, venceriam facilmente num estádio onde não perdem há 30 anos. S..." /> Harakiri vitoriano - Honores liga - Record

Honores liga

Voltar ao blog

Harakiri vitoriano

18 Agosto, 2013 677 visualizações

Se antes da jornada me pedissem um palpite sobre o Vitória x FC Porto, daria mais de 90 por cento do favoritismo aos dragões, ou seja, venceriam facilmente num estádio onde não perdem há 30 anos. Se me pedissem o mesmo palpite ao intervalo, e depois do que vi na 1.ª parte, já daria 50 por cento a cada. Se o pedido fosse após o penálti do 1-1, daria 100 por cento ao campeão nacional. O futebol terá sempre esta magia, faz-nos mudar de opinião várias vezes em hora e meia.

Fiquei agradavelmente surpreendido com o Vitória da 1.ª parte. Há muitos anos não via uma equipa do clube jogar tão bem, talvez desde os tempos daquela equipa de Yekini e companhia. Também me lembrei várias vezes do futebol do Leixões de José Mota, que há uns anos chegou a liderar a Liga.

O lance do penálti acabou com o jogo, ou com as hipóteses do Vitória. Pouco depois já o facebook (meio que permite a todos opinar em direto) estava inundado com críticas a João Capela. Fico triste de ver a cegueira sobrepor-se à razão. Que culpa tem Capela da imprudência de Dani – mal Jackson ganhou posição estava mesmo a ver-se que o defesa ia fazer falta. Que culpa tem Capela de Kieszek responder à cabeçada ao empurrão de Josué? 


No início da carreira não acreditava nada no árbitro lisboeta pois vi-o cometer erros ao nível de Bruno Paixão, mas com o tempo mudei de opinião e hoje considero-o um bom árbitro. Se houve um grande erro de arbitragem no jogo foi o golo não validado a favor do Vitória, pareceu-me que Otamendi já tirou a bola para lá da linha, mas quem devia ter validado era o auxiliar.

De resto, do jogo do Bonfim, fiquei impressionado com o avançado Cardozo e com vontade de ver mais de Rafael Martins. Parece-me que esta época o Vitória não vai sofrer como nas anteriores.

Faltam 29 jornadas para acabar a Liga mas não consigo evitar um pensamento: se o FC Porto for campeão depois de ter deixado sair Moutinho e James e de se ter reforçado no Paços de Ferreira (Josué) e no Estoril (Licá), que poderão pensar os benfiquistas quando o seu clube se reforçou com sérvios (não coloco em causa o valor) e com um lateral-esquerdo como Bruno Cortez?

Por último, gosto de ver as conferências de imprensa de Paulo Fonseca. Um treinador que chegou ao lugar por ter mostrado valor por onde andou e cujo discurso não mudou por ser treinador do FC Porto.


Claro que fico curioso em relação à forma como vai falar após a primeira derrota. No entanto, o facto de não ter de ouvir o discurso do treinador anterior – colocado no lugar sem ter feito nada para isso – já me parece uma excelente lufada de ar fresco.

O Benfica perdeu. Curiosamente, perdeu no mesmo relvado onde há poucos meses festejou o título da época passada… Vi o jogo e parece-me óbvio que falta algo a esta equipa. Falta Cardozo. E como duvido que o Benfica consiga contratar outro jogador como ele, acho uma grande asneira o paraguaio não estar lá. Podia o jogador continuar no clube depois da cena do Jamor? Podia, mas não com o mesmo treinador no clube. E como a opção foi a de manter o treinador… De resto, até me cansa ver o trabalho feito pelo Lima, um super jogador, e não consigo prever o que vai dar este Benfica pois não sei quais os jogadores que vão sair nos próximos dias. Na defesa, por exemplo, se sair Luisão ficam a ganhar; se sair Garay ficam claramente a perder. No jogo dos Barreiros também gostei de ver José Sá a titular na baliza do Marítimo.

O Sporting é líder. Acho Leonardo Jardim o melhor treinador do clube em muitos anos e se a direção dos leões cumprir com o discurso – se não o despedir após umas derrotas – a recuperação do Sporting está em marcha. Ainda não o vi muitas vezes mas este Montero parece-me melhor do que Wolfswinkel, e com um hat-trick na estreia promete bastante.


Fiquei contente com o golo de Wilson Eduardo, um jogador que admiro e há muito merecia a oportunidade de ficar em Alvalade. Não me parece que este Sporting vá lutar pelo título – até porque não vai defrontar sempre a defesa do Arouca – mas mostrou capacidade perante um resultado negativo, algo que os leões dos últimos tempos raramente conseguiam. Fico ansioso pelo dérbi da 3.ª jornada. 

Péssimo regresso do Belenenses à 1.ª Liga. Não vi a derrota  caseira (0-3) com o Rio Ave mas a opinião já a tinha antes deste jogo: o Belém não pode disputar a 1.ª Liga com o plantel que venceu a 2.ª. Precisa, pelo menos, de mais experiência na defesa e de um goleador.

A 1.ª jornada teve 26 golos, um bom número para começar, e não teve empates, algo pouco vulgar.

Na 2.ª Liga há sete equipas com duas vitórias, entre elas os meus dois mais fortes candidatos à subida: Chaves e Moreirense.

NOTA 1: Quando escrevi que gosto de ver Paulo Fonseca nas conferências de imprensa não me referia à de ontem pois não gostei da troca de galhardetes com José Mota. Nessa aspeto até estou do lado do treinador dos sadinos (não em relação aos lances de ontem): quando se fala de barriga cheia…

NOTA 2: Escrevi que houve um grande erro de arbitragem no Bonfim, referindo-me ao golo não validado ao Vitória. No RECORD de hoje vi as fotos e fiquei esclarecido: houve dois erros pois a bola também entrou no lance da 1.ª parte.