— ler mais..

Pedro Proença foi o árbitro escolhido para o clássico da Luz. E ainda bem. É o melhor dos juízes portugueses e para o jogo do título – se o Braga não se intrometer – convém convocar o m..." /> — ler mais..

Pedro Proença foi o árbitro escolhido para o clássico da Luz. E ainda bem. É o melhor dos juízes portugueses e para o jogo do título – se o Braga não se intrometer – convém convocar o m..." /> Proença ou Cardozo, quem falha mais? - Honores liga - Record

Honores liga

Voltar ao blog

Proença ou Cardozo, quem falha mais?

2 Março, 2012 543 visualizações

Pedro Proença foi o árbitro escolhido para o clássico da Luz. E ainda bem. É o melhor dos juízes portugueses e para o jogo do título – se o Braga não se intrometer – convém convocar o melhor do apito.

Ainda antes da informação ser oficial e já lia aqui na net a grande indignação dos benfiquistas. Porque os “roubou” da outra vez, porque não é benfiquista como afirma, etc, etc. Também vi portistas a queixarem-se mas são mais os encarnados, parecendo-me estes mais preocupados com o jogo. Não percebo o que querem os benfiquistas? Um árbitro que nunca tenha ajuizado mal um lance contra as águias? Impossível. Já todos erraram, como já todos se enganaram contra o Porto, o Sporting e, arrisco, ainda mais contra os restantes clubes.

Gosto do Proença. Da sua segurança a apitar, da forma como não se deixa influenciar e, apesar do gel (não percebo por que embirram com o gel) não me parece que queira ser o protagonista, como outros parecem querer. No entanto, já o vi fazer grandes disparates, como um penálti a favor da França que só ele viu. A questão é: alguém acredita que o homem ficou satisfeito quando viu as repetições na tv? Acham que ele viu que não era penálti e o assinalou só porque lhe apeteceu? Ganhem juízo!

Aos meus amigos benfiquistas que se queixam de Proença e dos outros árbitros, costumo perguntar: quem erra mais durante a época, Proença ou Cardozo? E até sou defensor do paraguaio, mas o exemplo é o mais fácil. Tacuara já teve falhanços escandalosos, e nem falo dos penáltis. Alguém acredita que falhou de propósito?

[View:http://comunidade.xl.pt/Record/themes/forumrecord/utility/:550:0]

Para acabar, partilho um episódio. Num jogo do clube do qual sou adepto vi o árbitro expulsar um jogador de uma forma incrível – considerou agressão uma picardia (empurrões) entre adversários. Fixei o nome do juiz, pronto para ver quando ia prejudicar as minhas cores novamente. Meses depois, num encontro da Taça da Liga (no qual eu não estava), expulsou o melhor jogador da equipa. No final, ao telefone com um dirigente, perguntei: “o árbitro prejudicou-os?” Resposta: “não, perdemos bem, a expulsão foi justa e o árbitro até esteve muito bem, dei-lhe os parabéns no final”. Ainda hoje não simpatizo muito com o sujeito, mas com o tempo apercebi-me que até é um dos bons árbitros protugueses e nunca mais me preocupei se ele tinha algo contra o meu clube.