— ler mais..

Os resultados da 20.ª jornada não proporcionaram grandes alterações na classificação. Quase me apetece dizer que foram perfeitamente normais, excepto a vitória do União na Trofa, por 2-1. Dos oito..." /> — ler mais..

Os resultados da 20.ª jornada não proporcionaram grandes alterações na classificação. Quase me apetece dizer que foram perfeitamente normais, excepto a vitória do União na Trofa, por 2-1. Dos oito..." /> Tabela partida com sete para cada lado - Honores liga - Record

Honores liga

Voltar ao blog

Tabela partida com sete para cada lado

27 Fevereiro, 2012 639 visualizações

Os resultados da 20.ª jornada não proporcionaram grandes alterações na classificação. Quase me apetece dizer que foram perfeitamente normais, excepto a vitória do União na Trofa, por 2-1.

Dos oito primeiros, apenas Estoril e Atlético venceram e quando vamos entrar no último terço da prova a tabela está praticamente partida em duas, até era capaz se ser mais animado se a partir de agora os oito primeiros lutassem pela promoção e os restantes pela permanência, mas não é assim.

A verdade é que a classificação está partida mas, para mim, tem apenas sete equipas em cada lado pois o Estoril já não entra nas contas da subida e o Portimonense nas da descida. Isto é bom para os que lutam pela permanência – já só há um lugar em aberto – e mau para quem quer subir. No entanto, em cada um dos grupos também me parece que existem intrusos.

Na parte de cima da tabela, apesar da diferença entre o Aves (2.º) e o Atlético (5.º) ser apenas de 3 pontos, a equipa de Alcântara não entra nas contas da subida. Fez uma excelente época para quem tinha apenas a permanência como objetivo, mas não tem capacidade para fazer frente aos verdadeiros candidatos. A luta será entre Aves, Naval e Moreirense, pois só com uma fase final excepcional os restantes ocupantes desta zona (Leixões, Penafiel e Arouca) conseguiriam intrometer-se. Isto porque, uma coisa é andar o campeonato inteiro entre o 2.º e o 4.º, a um ponto ou dois da subida. Outra coisa é passar dois terços da prova a ver a zona de promoção a 6 ou 7. Obviamente, Leixões e Penafiel vão tentar lá chegar mas, sinceramente, não acredito que o consigam.

Na zona dos aflitos também há casos do género pois entre o Santa Clara (9.º) e o Belenenses (15.º) estão apenas 3 pontos. A questão do cansaço também se pode aplicar aqui. Os açorianos não tinham equipa (ou plantel, como queiram) para lutar pela subida e passaram metade da temporada a meio da tabela mas também não me parece que acabem a época a fazer contas. Se tudo correr dentro da normalidade, daqui por umas jornadas já estão com pontos suficientes para descansarem.

A mesma previsão aplico à Oliveirense, claramente “prejudicada” pela belíssima campanha na Taça de Portugal. A União não tem plantel para lutar pela subida mas costuma andar lá em cima, a atrapalhar quem quer mesmo subir. Esta época teve a possibilidade de chegar ao Jamor e como o plantel é curto, acabou por atrasar a equipa na Orangina. Mas também não me parece que a equipa de Pedro Miguel acabe, nas últimas jornadas, envolvida na confusão.

Assim, para fugir ao lugar de descida ainda em aberto vamos ter cinco equipas e não sei se os habituais 33 pontos vão chegar para a salvação. Neste capítulo, a próxima jornada pode começar a ser reveladora pois terá um UniãoxFreamunde e um BelenensesxTrofense, enquanto o Sp. Covilhã vai jogar aos Açores. Depois disso, ainda vão faltar 9 jornadas, mas os que perderam no fim-de-semana já não vão largar a calculadora até ao fim do campeonato.

Aqui fica o resumo de um dos duelos mais animados da ronda:

[View:http://comunidade.xl.pt/Record/themes/forumrecord/utility/:550:0]