— ler mais..

Linha direta de 6/12/2013 O sorteio da fase final do Mundial não foi o mais simpático possível para Portugal mas foi simpático, podia ter sido bem mais antipático. No fundo, a Seleção Nacional va..." /> — ler mais..

Linha direta de 6/12/2013 O sorteio da fase final do Mundial não foi o mais simpático possível para Portugal mas foi simpático, podia ter sido bem mais antipático. No fundo, a Seleção Nacional va..." /> Sorteio simpático - Honores liga - Record

Honores liga

Voltar ao blog

Sorteio simpático

8 Dezembro, 2013 581 visualizações

Linha direta de 6/12/2013

O sorteio da fase final do Mundial não foi o mais simpático possível para Portugal mas foi simpático, podia ter sido bem mais antipático. No fundo, a Seleção Nacional vai ter de ser precisamente o que costuma ser para seguir para os oitavos, algo perfeitamente possível perante estes adversários.

Não temos boas recordações dos jogos mais recentes com a Alemanha, aliás, a exceção foi mesmo o 3-0 do Euro’2000, no jogo do hat-trick de Sérgio Conceição. No entanto, vários pontos a nosso favor: não vamos defrontar os alemães nos jogos a eliminar – se os voltarmos a defrontar será só na final; se vencermos a equipa germânica, o primeiro adversário, ficamos com as portas do apuramento abertas; não os defrontamos em jogo de caráter decisivo, seria pior se fossem o último adversário da fase de grupos e com Portugal a precisar de vencer.

 Em caso de derrota na estreia, algo sempre mau, temos depois dois jogos relativamente acessíveis para retificar. Aconteceu-nos precisamente isso no Euro’2012 e a resposta foi a melhor. Mais, nessa altura Portugal precisava de vencer Dinamarca e Holanda para se apurar. Ou seja, o cenário, parece-me, era pior do que o imaginado agora pois Estados Unidos e Gana não são tão fortes como os adversários de 2012.

Os Estados Unidos têm marcado presença em todos os mundiais desde o Itália 90 mas, sinceramente, até esperava maior evolução dos ianques. Apresentam sempre equipas taticamente evoluídas mas falta-lhes sempre mais alguma coisa. Tenho mais receio do jogo com o Gana do que o dos americanos. Os ganeses ainda têm a base da equipa que falhou as meias-finais de 2010 por muito pouco – eliminados pelo Uruguai nos penáltis – e têm bons jogadores, como Muntari, Essien, Asamoha Gyan, Ayew e Boateng, só para citar os mais famosos.

Acredito que Portugal vai cumprir o objetivo inicial, passar aos oitavos-de-final, e a partir dessa fase é impossível fazer mais previsões, até por não sabermos quem temos de defrontar, mas acredito num brilharete da nossa Seleção.

Outro desejo para este Mundial não diz respeito à nossa Seleção. Espero, sinceramente, que a França seja eliminada o mais cedo possível. A falta de vergonha na história da alteração dos potes foi do mais baixo que tenho visto mas, pensando melhor, estando Platini e Blatter na história até nem me surpreende.