— ler mais..

Os Estados Unidos podiam ser hoje uma potência do futebol mundial. Tenho esta opinião há alguns anos, desde que vi um filme sobre a NASL, a Liga profissional de lá que durou desde os anos 70 até 19..." /> — ler mais..

Os Estados Unidos podiam ser hoje uma potência do futebol mundial. Tenho esta opinião há alguns anos, desde que vi um filme sobre a NASL, a Liga profissional de lá que durou desde os anos 70 até 19..." /> A paixão pelo soccer nos Estados Unidos - Honores liga - Record

Honores liga

Voltar ao blog

A paixão pelo soccer nos Estados Unidos

3 Dezembro, 2013 583 visualizações

Os Estados Unidos podiam ser hoje uma potência do futebol mundial. Tenho esta opinião há alguns anos, desde que vi um filme sobre a NASL, a Liga profissional de lá que durou desde os anos 70 até 1984. Acredito que se a FIFA tivesse dado aos “States” a organização do Mundial'86 o crescimento de então não teria tido interrupção. Na altura, o Cosmos conseguia levar 70 e 80 mil adeptos ao estádio. A euforia começou a desaparecer depois de João Havelange, o presidente da FIFA nesse tempo (para quem não sabe era tipo Blatter) decidiu dar o Mundial aos mexicanos (que já tinham organizado o de 1970) depois de o retirar à Colômbia.

O futebol voltou aos EUA em 95 com a criação da MLS. A Liga profissional está quase a fazer 20 anos e, nos mais recentes, conseguiu algum crescimento a nível interno, até pela contratação de algumas estrelas, com Beckham como o mais mediático.

Alguns clubes que disputaram a NASL renasceram nos últimos anos e com eles voltaram os adeptos dessa altura, agora com filhos ou netos. A festa voltou às bancadas e os estádios começam a ficar parecidos com os europeus. Em alguns casos, parece-me, até de forma até mais organizada, como neste exemplo que vos deixo dos adeptos do Portland Timbers, um clube que disputou a NASL, renasceu em 2012 e este ano chegou às meias-finais da MLS. Nunca ganhou um título.