— ler mais..

“Ah, já agora, acho que Portugal vai ao Mundial, com maior ou menor dificuldade.” Terminei assim o meu post anterior e, felizmente, não me enganei. Como me disse Stromberg, na véspera d..." /> — ler mais..

“Ah, já agora, acho que Portugal vai ao Mundial, com maior ou menor dificuldade.” Terminei assim o meu post anterior e, felizmente, não me enganei. Como me disse Stromberg, na véspera d..." /> Apuramento à portuguesa - Honores liga - Record

Honores liga

Voltar ao blog

Apuramento à portuguesa

20 Novembro, 2013 534 visualizações

“Ah, já agora, acho que Portugal vai ao Mundial, com maior ou menor dificuldade.” Terminei assim o meu post anterior e, felizmente, não me enganei. Como me disse Stromberg, na véspera da 1.ª mão, jogando a 100 por cento Portugal é melhor do que a Suécia e estes dois jogos provaram-no.


Portugal vai estar no Mundial pela quarta vez consecutiva e desde 1998 não falha as fases finais das grandes competições. Neste século fomos a todas e, dito de cabeça, nenhum outro país da dimensão do nosso conseguiu esta regularidade nos últimos anos. Este facto devia chegar e sobrar para pararmos, de vez, de criticar a Seleção Nacional.

Não percebo a necessidade de comparar Ronaldo com Messi, nem o que essa comparação pode ter de positivo. Já o escrevi aqui várias vezes: há coisas que não se comparam. Por serem de valor semelhante, como neste caso, ou por pertencerem a tempos tão diferentes, como na comparação de CR7 com Eusébio. Digo o mesmo para quem compara Maradona com Pelé, não tem lógica.

Felizmente temos Ronaldo, sem ele não estaríamos a caminho do Mundial mas digo isto não por querer retirar qualquer valor aos restantes jogadores, nem a Paulo Bento. Tivemos sorte por ter a geração de ouro, que mesmo sem vencer nada (nos seniores), nos fez vibrar nas fases finais porque antes deles nem íamos lá. Desperdiçamos a grande oportunidade para vencer um Euro, em 2004, mas no de 2012 também não ficámos muito longe de o conseguir.

Somos um país pequeno mas grande no futebol, a única atividade que dá alegrias à nação, por isso, por favor, deixem-se de críticas e apoiem a Seleção. Paulo Bento é teimoso, concordo, mas levou-nos lá. Confia cegamente nos seus homens e só altera o onze em casos especiais, como fez nesta 2.ª mão, mas está no seu direito e, neste caso, ainda bem que o fez pois acertou em cheio na titularidade de Hugo Almeida.

O avançado, o mal-amado para os adeptos, fez um passe monumental para o 2-2 e fiquei feliz por ele. Não percebo como um jogador da sua altura não aperfeiçoou, durante estes anos, o jogo de cabeça, mas gosto dele e percebo a sua utilidade no grupo, até porque não temos outro do com as suas características. Patrício fez uma defesa monumental pouco antes do 0-1 e, parece-me, esse momento foi mais importante do que a forma como foi batido no 2-1. É um excelente guarda-redes e ainda bem que não se deixou abater pelo golo da Luz. 

Podia estar aqui a escrever sobre os falhanços de Hélder Postiga, que é só um dos melhores marcadores de sempre da Seleção, ou da figura de Bruno Alves no 1-1 – confesso que se fosse selecionador já lá não estava há muito tempo – ou da titularidade do Nani apesar do seu lamentável momento de forma – que saudades das suas melhores épocas. Não vale a pena. Prefiro ver os aspetos positivos: temos finalmente laterais-esquerdos – Coentrão e Antunes deixam-me descansado -, continuamos a ter a raça de João Pereira, a entrega total de Meireles e a regularidade de Moutinho, simplesmente brutal. Prefiro pensar que nos próximos anos ainda vamos ter alguns destes jogadores e ainda vamos contar com William Carvalho, Éder, Neto, por exemplo, e ainda vão explodir André Gomes, Rafa e outros da próxima geração.

Agora é deixar passar o tempo e esperar, ansiosamente, pelo Mundial brasileiro no qual podemos surpreender. Digo isto sabendo que nos jogos de preparação, muito provavelmente, as exibições vão ser fracas e que se não vencermos o primeiro jogo vão chover criticas. Vai ser assim porque, infelizmente, nós, os portugueses, somos assim e é difícil mudar.