— ler mais..

Linha direta 2/11/2013 O velho Belém está vivo! Os azuis do Restelo voltaram a viver um clássico no seu estádio e com o empate (1-1) roubaram dois pontos aos dragões – parto do princípio que o ca..." /> — ler mais..

Linha direta 2/11/2013 O velho Belém está vivo! Os azuis do Restelo voltaram a viver um clássico no seu estádio e com o empate (1-1) roubaram dois pontos aos dragões – parto do princípio que o ca..." /> Belém anima a Liga - Honores liga - Record

Honores liga

Voltar ao blog

Belém anima a Liga

3 Novembro, 2013 648 visualizações

Linha direta 2/11/2013

O velho Belém está vivo! Os azuis do Restelo voltaram a viver um clássico no seu estádio e com o empate (1-1) roubaram dois pontos aos dragões – parto do princípio que o campeão tem obrigação de somar sempre três nestes jogos – animando assim o campeonato. Quem pensava que o título estava entregue ainda no primeiro terço da Liga – como já aconteceu várias vezes – enganou-se e o futebol português só tem a ganhar com isso.


Este foi apenas o segundo jogo no qual os dragões desperdiçaram pontos, confirmando a tendência para não vencer nas deslocações a Lisboa e arredores, depois do empate no terreno do Estoril (2-2). Mais do que revelar uma tendência, este empate mostra um FC Porto diferente do de outras épocas. O campeão não parece demolidor, não mete tanto medo e uma equipa bem montada como este Belenenses, que há poucos meses estava na 2.ª Liga, pode roubar pontos a este líder, como fizera ao Benfica na 6.ª jornada.

Não é normal, dentro da normalidade do futebol português dos últimos anos (ou décadas) a equipa da Cidade Invicta desperdiçar pontos assim, principalmente em cenários como este. O Benfica já vencera na véspera, e com um concludente 3-0 em Coimbra, e os dragões não responderam com um triunfo. Aliado às exibições menos brilhantes, este é um sinal a ter em conta nesta 1.ª Liga. Ou seja, os encarnados parecem estar a subir de rendimento, após início de campeonato dececionante, e o FC Porto tem de visitar a Luz na última jornada da 1.ª volta. Se a diferença pontual for a mesma, e se a equipa de Jesus ultrapassar finalmente o trauma dos últimos anos, a 2.ª volta promete.

Convém também não esquecer o papel do Sporting. Já depois do empate do Restelo, os leões pareciam ter perdido a nova aura e ao intervalo perdiam em casa com o Marítimo – confirmando a tendência das últimas épocas. No entanto, os leões deram a volta ao placar na 2.ª parte e terminam a jornada como começaram, empatados com o Benfica, mas agora também apenas a três pontos do líder. Candidatos ou não, enquanto andarem tão perto do primeiro lugar, os homens de Leonardo Jardim têm de ser considerados para estas contas e, mais uma vez, o campeonato só ganha com isso.