Queriam-nos em cima dos alemães desde o início
Portugal perdeu com a Alemanha e as redes sociais – local excelente para se partilhar opinião – foram invadidas por comentários sobre o jogo. Os que sublinham a vitória moral estão em maioria mas, há sempre alguns, outros criticam a forma como a Seleção encarou o jogo. Não percebo. Queriam que Portugal fosse para cima dos alemães desde o início?

Fizemos o que fazem as equipas conscientes da superioridade do adversário. Na Liga portuguesa também não vemos o Rio Ave, ou outras sete ou oito equipas do género, a jogar aberto contra o FC Porto. Quando o fazem só sofrem golos mais cedo e acabam goleadas.
Portugal tentou controlar o jogo e conseguiu durante grande parte. Aliás, até teve a melhor ocasião de golo enquanto estava 0-0. Tivemos azar na bola que bate na trave e acerta na linha, como tivemos azar no desvio no centro do golo, como já tivemos sorte e azar em tantos lances de outros jogos, isso faz parte do espetáculo. Mas desta vez reagimos bem à desvantagem. Fomos para cima deles depois do 0-1 e quase empatámos. Desta vez não fomos cilindrados. Não vi nenhum português a ficar a “quilómetros” dos alemães como vi no jogo anterior e, pior, nem tivemos de ouvir, no final, todos a dizer “sabíamos que eles jogam assim”. Pois, então se sabíamos por que não fizemos nada para o evitar (estou a referir-me ao jogo do Euro'2008)?
Portugal jogou bem, como era de prever pois a nossa seleção tem bons valores, mas do outro lado estava uma das melhores do Mundo. No outro duelo do nosso Grupo ganhou a irritante Dinamarca. Dominou os holandeses? Foi para cima deles? Claro que não pois sabe que, individualmente, os laranjas são melhores. Podemos ganhar os outros dois jogos e passar. É bem possível, se voltarmos a jogar bem.
E nem faltaram as críticas a Ronaldo. Que não aparece, não resolve, etc. Meus caros, estamos mal habituados. Estamos habituados a ver Ronaldo dar show e marcar no Real Madrid, mas há uma diferença: nesses jogos ele está na equipa alemã.
