— ler mais..

Tantos acontecimentos no futebol indígena que podia ficar aqui horas a escrever, mas vou tentar resumir. Começando pela Liga de Honra, principal razão da existência deste blog. O Estoril voltou a a..." /> — ler mais..

Tantos acontecimentos no futebol indígena que podia ficar aqui horas a escrever, mas vou tentar resumir. Começando pela Liga de Honra, principal razão da existência deste blog. O Estoril voltou a a..." /> Fim de semana azul: Belenenses salva-se e Pinto da Costa é campeão - Honores liga - Record

Honores liga

Voltar ao blog

Fim de semana azul: Belenenses salva-se e Pinto da Costa é campeão

29 Abril, 2012 666 visualizações

Tantos acontecimentos no futebol indígena que podia ficar aqui horas a escrever, mas vou tentar resumir.

Começando pela Liga de Honra, principal razão da existência deste blog. O Estoril voltou a adiar a festa da subida e até começa a dar razão aos adversários para acreditarem que ainda o podem alcançar. Os canarinhos (0-0 na receção ao Santa Clara) continuam na liderança mas apenas com 3 pontos de avanço sobre o Moreirense (vitória 2-1 no terreno da Naval) e 4 sobre o Aves (2-0, em casa, ao Penafiel). 

Estive na Amoreira e vi a pior equipa da época, a visitante. O Santa Clara entrou com  oito homens defensivos, pouca ambição e alguma atrapalhação – até em questões de posicionamento perguntavam onde deviam estar. Mesmo assim, conquistaram um ponto e no final saíram satisfeitíssimos. Compreendo quando os mais pequenos jogam no Dragão ou na Luz com “o autocarro a tapar a baliza”, até o Chelsea fez o mesmo em Camp Nou, mas não compreendo isto em jogos da Liga de Honra, a diferença de valores entre as equipas não o justifica. Mas os açorianos não têm culpa que o líder não acerte na baliza e têm um bom guarda-redes, Stefanovic. 

Os resultados de domingo tornaram as contas da permanência ainda mais confusas. Entre o último e o 7.º estão apenas 6 pontos e o único que se safou matematicamente foi o Belenenses. Mais, com a vitória por 3-0 (a mais dilatada da época) sobre o Arouca, os azuis estão só a 3 pontos do 4.º lugar, o tal que pode valer a entrada na Liguilha (se houver alargamento). Só um comentário: grande Marco Paulo.

Em Leiria, o futebol português viveu um dos jogos mais vergonhosos de que tenho memória. A União, depois de 16 jogadores terem rescindido os contratos, entrou em campo com oito. Num encontro da 1.ª Liga portuguesa uma das equipas entrou com oito! A União, clube com 45 anos, é comandada há 23 pelo mesmo homem: João Batolomeu. Tirem as vossas conclusões pois nem perco mais tempo com o tema. 

O FC Porto é campeão nacional. Parabéns! É a 19.º celebração de Pinto da Costa, o presidente com mais títulos no mundo inteiro. Goste-se ou não do dirigente, ele mudou o futebol português. Antes de PC os dragões tinham sido sete vezes campeões nacionais, agora vão em 26. O clube da Cidade Invicta deu-se ao luxo de vender Falcão e de mandar embora a meio da época jogadores como Belluschi e Guarín. Não precisam deles, basta-lhes ter Hulk, Moutinho, James e mais uma dúzia de bons jogadores, esses chegam. Podem jogar meia época com Maicon a lateral direito ou a trocar de dupla de centrais de jogo para jogo, não faz diferença. O clube tem uma estrutura vencedora é uma máquina de ganhar títulos e só não é campeão nacional quando Pinto da Costa se engana, o que é raro (Del Neri, Fernández e pouco mais) e, às vezes, até consegue festejar no campeonato quando o presidente se equivoca. Imagino o gozo que a conquista de hoje dá ao líder dos dragões.