— ler mais..

O Estoril voltou às boas exibições, venceu a Naval (2-0) e está agora a uma vitória de garantir o regresso à 1.ª Liga. Nada mais justo. Os canarinhos foram a melhor equipa da Orangina e nem o facto..." /> — ler mais..

O Estoril voltou às boas exibições, venceu a Naval (2-0) e está agora a uma vitória de garantir o regresso à 1.ª Liga. Nada mais justo. Os canarinhos foram a melhor equipa da Orangina e nem o facto..." /> Estoril quase na 1.ª e Belém livre de perigo - Honores liga - Record

Honores liga

Voltar ao blog

Estoril quase na 1.ª e Belém livre de perigo

8 Abril, 2012 631 visualizações

O Estoril voltou às boas exibições, venceu a Naval (2-0) e está agora a uma vitória de garantir o regresso à 1.ª Liga. Nada mais justo. Os canarinhos foram a melhor equipa da Orangina e nem o facto de terem quebrado em março lhes retira o mérito. Com a derrota, a Naval ficou afastada da corrida à subida, perdeu até o 4.º lugar, para o Leixões (2-0 na Trofa). O fracasso da equipa da Figueira da Foz prova que os orçamentos não ganham jogos, nem campeonatos, e se compararmos a campanha navalista com as dos três primeiros a conclusão também só pode ser uma: não mereciam mais.

 A luta pela subida está agora reduzida a três e com o Estoril muito perto de o conseguir as últimas jornadas vão ser animadas na corrida ao 2.º lugar. Nesta jornada os dois concorrentes falharam e parecem agora estar a acusar a responsabilidade do momento, como os canarinhos acusaram nos últimos tempos. O Aves empatou em casa (1-1) com o ressuscitado Portimonense – resultado justíssimo – mas o vizinho Moreirense não aproveitou e perdeu no Restelo (1-0), frente a um Belenenses que está praticamente (embora matematicamente ainda não) salvo da descida.

Destaque para a recuperação dos azuis desde que Marco Paulo pegou, ou foi obrigado a pegar, na equipa. As sucessivas notícias de treinadores que rejeitaram orientar o Belém neste final de época, alguns provavelmente nem foram convidados mas aproveitaram para entrar no barco, acabaram por ter efeito no balneário. Os jogadores não gostaram de as ler e disseram mesmo que iam dar tudo por Marco Paulo, o único que neles acreditou. Obviamente, não foi apenas por isto, também há muito mérito do jovem técnico, como o provou na forma como anulou o líder Estoril no embate do Restelo, mas tudo junto deixou os azuis quase a salvo. 

Na luta pela permanência o momento da jornada foi o golo do Freamunde (29 pontos), nos descontos, para o 2-2 com o Covilhã (26). No final do campeonato, veremos se este ponto não foi decisivo, mas parece-me que sim. No pelotão dos aflitos estão ainda: Santa Clara (31), Arouca (30), União (27) e Portimonense (27) mas falta disputar um jogo e se os açorianos vencerem na Madeira garantem a permanência.