— ler mais..

Hoje começo pela 1.ª Liga pois o atual momento assim o exige. O Sp. Braga é o novo líder e tem uma oportunidade histórica para conseguir ser campeão nacional, a de aproveitar uma época na qual FC P..." /> — ler mais..

Hoje começo pela 1.ª Liga pois o atual momento assim o exige. O Sp. Braga é o novo líder e tem uma oportunidade histórica para conseguir ser campeão nacional, a de aproveitar uma época na qual FC P..." /> Sporting e Braga (e Cosme Machado) - Honores liga - Record

Honores liga

Voltar ao blog

Sporting e Braga (e Cosme Machado)

26 Março, 2012 612 visualizações

Hoje começo pela 1.ª Liga pois o atual momento assim o exige. O Sp. Braga é o novo líder e tem uma oportunidade histórica para conseguir ser campeão nacional, a de aproveitar uma época na qual FC Porto e Benfica não param de dar tiros nos próprios pés. Os minhotos são candidatos ao título e não concordo nada com o que disse Leonardo Jardim, após a vitória (2-1) sobre a Académica, pois as duas próximas jornadas vão ser decisivas. Podem não o ser em relação à entrega do título mas são, sem dúvida, em relação às reais possibilidades da sua equipa e, talvez por isso, não o assuma e tente dizer o contrário.

Numa análise simples: se o Sp. Braga vencer os dois próximos jogos será campeão e se perder os dois está fora da corrida. Os minhotos vão assim decidir o seu destino diretamente com os outros dois concorrentes e, sem tirar o mérito às 13 vitórias seguidas, chegaram agora ao topo porque ainda não jogaram com os três grandes na 2.ª volta. E como só jogam com o Sporting na última jornada ficam com esse problema resolvido porque ou chegam a Alvalade já sem hipóteses ou vão lá fazer a festa. Alguém acredita que, neste último cenário, os guerreiros do Minho percam no Estádio dos leões? Eu não acredito.

O Sporting vai ter, por isso, um papel fundamental na entrega do título. A equipa de Sá Pinto ainda joga contra os três da frente e pode roubar pontos aos mais velhos rivais, ajudando assim os amigos de Braga, além de querer ficar na melhor classificação possível. Os leões vão animar a festa e ter papel decisivo nas contas do título. Promete.

Com camisola à Sporting equipam as duas equipas da Liga de Honra que deram um passo para trás nesta jornada. A Naval perdeu (3-2) com a Oliveirense e ficou a 6 pontos do 2.º lugar. O Sp. Covilhã foi derrotado pelo Aves (1-0) e continua em zona de descida. Os leões da Serra até nem sofrem muitos golos (com 23 têm a terceira melhor defesa) mas marcam poucos, só 16 em 24 jogos. São sérios candidatos à descida.

Além do já referido Aves, também o Moreirense não facilitou e confirmou a candidatura à subida. Ganhou 3-0 no terreno do União mas os números enganam pois o melhor dos cónegos até foi o guardião Ricardo Ribeiro que, com mais uma fantástica exibição, adiou várias vezes o 1-2. A equipa de Jorge Casquilha já defrontou duas vezes o vizinho Aves mas ainda joga com Estoril e Naval (27.ª e 28.ª). Penso que decidirá nessas jornadas a sua sorte.

Para o fim deixei o comentário ao jogo mais emotivo da ronda. O duelo entre Belenenses e Estoril terminou empatado 2-2 mas foram os azuis quem perderam 2 pontos pois venciam 2-0 ao minuto 90. Estive no Restelo e vi uma das piores arbitragens de que me lembro. Num jogo cheio de casos, Cosme Machado e a sua equipa cometeram a proeza de ajuizar quase sempre mal os lances mais difíceis e decisivos. No final, ambas as equipas se queixaram da arbitragem e, de facto, um jogo desta importância para os dois emblemas merecia ter tido outro juiz.

Se esta atuação de Machado fosse num Benfica-FC Porto ficaríamos todos a falar dela durante muito tempo. Assim, ficará apenas na memória de quem lá esteve. Para quem não viu, aqui fica o resumo no qual se vê o conjunto de asneiras da equipa de arbitragem: