— ler mais..

Ontem à noite “perdi” umas horas a entender melhor a rivalidade entre Celtic e Rangers, os dois maiores clubes da Escócia. A propósito de uma dúvida sobre Católicos e Protestantes, ac..." /> — ler mais..

Ontem à noite “perdi” umas horas a entender melhor a rivalidade entre Celtic e Rangers, os dois maiores clubes da Escócia. A propósito de uma dúvida sobre Católicos e Protestantes, ac..." /> Viciado no “Old Firm” - Entrada a pés juntos - Record

Entrada a pés juntos

Voltar ao blog

Viciado no “Old Firm”

30 Julho, 2014 712 visualizações

Ontem à noite “perdi” umas horas a entender melhor a rivalidade entre Celtic e Rangers, os dois maiores clubes da Escócia. A propósito de uma dúvida sobre Católicos e Protestantes, acabei por submergir em vários sites onde o tema é abordado com detalhe e onde realmente conseguimos ficar a entender melhor o que se passa entre os dois emblemas de Glasgow, agora distantes devido à despromoção do Rangers, por uma série de dívidas e irregularidades de gestão.

Mais do que outras rivalidades históricas do planeta futebol, como Milan-Inter, Boca-River ou Real-Barcelona, entre muitas outras, este é um “duelo” centenário e que se entranha de uma forma bem diferente de todos os outros.

Confesso que apesar de trabalhar num jornal desportivo há 10 anos, ter o equipamento completo do Celtic, um gato chamado Celtic e uma “paixão” pelo clube que habita o Celtic Park, desconhecia uma boa parte desta história lendária. Sabia o básico, achava que dominava a génese da rivalidade em causa e puxava dos galões em conversas de café sobre o assunto. Afinal… Tomei um banho de humildade e agora cá estou para espalhar a palavra, porque o Celtic-Rangers não é definitivamente arrumado com uma mera explicação religiosa ou política.

Como habitualmente, deixo uma sugestão para aqueles que têm tempo livre e boa capacidade de entendimento da língua inglesa, uma vez que este documentário não está legendado. 45 minutos intensos, crus e que certamente farão os mais desatentos aprofundar o conhecimento sobre um duelo que por terras escocesas se define apenas como “The Old Firm”.

[View:http://www.youtube.com/watch?v=cggTbCcbcNA:550:0]