— ler mais..

Foto: Reuters   ‘Xavi pára-brisas’. Esta foi a alcunha que a imprensa espanhola arranjou para Xavi nos primeiros tempos do médio no Barcelona. A teoria era que aquele jovem, então..." /> — ler mais..

Foto: Reuters   ‘Xavi pára-brisas’. Esta foi a alcunha que a imprensa espanhola arranjou para Xavi nos primeiros tempos do médio no Barcelona. A teoria era que aquele jovem, então..." /> Xavi: de pára-brisas só tem a visão perfeita - Passe Teleguiado - Record

Passe Teleguiado

Voltar ao blog

Xavi: de pára-brisas só tem a visão perfeita

25 Janeiro, 2018 5130 visualizações

Foto: Reuters

Foto: Reuters

 

‘Xavi pára-brisas’. Esta foi a alcunha que a imprensa espanhola arranjou para Xavi nos primeiros tempos do médio no Barcelona. A teoria era que aquele jovem, então com 19 anos, só sabia fazer passes para o lado, como que imitando o movimento das escovas que limpam o vidro do automóvel. O tempo encarregou-se de provar que Xavi sabia muito mais do que apenas lateralizar.

 

Há uns tempos, Xavi desvendou alguns segredos de como ser um mestre do passe. “A primeira lição que me ensinaram no Barcelona foi a de jogar com a cabeça levantada. Se olharmos à nossa volta apenas quando recebemos a bola, sabem o que vai acontecer, certo? Mas se levantarmos a cabeça antes de recebermos o passe do nosso colega, temos imediatamente noção do espaço em redor, ficamos a saber onde está o adversário mais próximo e quais as opções que temos para fazer o passe com sucesso. Tive muitos conselhos na carreira, mas este foi o primeiro e tornou-se no mais importante”, confessou Xavi numa entrevista à ‘Four Four Two’.

 

Neste artigo, as lições foram dadas por Xavi. “O mais importante de um passe é que chegue ao teu colega de forma a que que ele não tenha problemas na ação seguinte. Primeiro e mais importante: procuro alguém desmarcado. Porque vou dificultar-lhe a vida se lhe passo a bola quando ele tem um defesa por perto. Penso também se o meu colega é esquerdino ou destro e faço o passe de acordo com esse aspeto para que ele possa progredir rapidamente. Por fim, o passe tem de ser feito para que ele se direcione para a frente”, completou o espanhol.

 

Parece difícil só de ler, quanto mais de fazer – pior ainda se pensarmos que tem de ser feito em poucos segundos. Mas há mais: “Não sou forte nem alto, logo sempre tentei procurar espaço para criar e ter tempo de pensar, controlar a bola e procurar o passe seguinte. Isto significa que tenho de correr quilómetros em cada jogo em busca desse espaço e, assim, permitir que o meu colega desenvolva a jogada quando lhe passo a bola”.

 

Para Xavi, todo o trabalho vale a pena quando a bola acaba no fundo da baliza. “Não há sensação igual à de uma assistência. Quando fazes aquele passe que termina em golo… pensas: ‘Porra, isto é fantástico’. Um passe que rasga o campo até à ala e que, graças ao cruzamento seguinte, resulta em golo é muito bom, mas um passe no centro do campo, que parte a linha defensiva e deixa o teu avançado na cara do guarda-redes, é do melhor que existe. O meu passe para o golo do Pedro na final da Liga dos Campeões de 2011 foi um um momento incrível”, revelou Xavi.

 

O passe de que Xavi fala e que deu no golo de Pedro contra o Manchester United:

Hoje, Xavi faz 38 anos e ainda joga: está no Al-Sadd (Qatar), equipa treinada por Jesualdo Ferreira. Ficará na história do futebol como um dos melhores de sempre e não precisou de ser rápido, alto nem forte. Bastou-lhe ser inteligente.

 

Esta é a homenagem do Barcelona em dia de aniversário:

 

Quando Xavi punha em prática tudo o que sabia (acredite, não há só passes para o lado). As melhores assistências no campeonato, numa escolha de La Liga: