— ler mais..

  O Nápoles, uma das equipas que melhor futebol pratica na Europa, perdeu em casa do Manchester City, outro exemplo de uma máquina de jogar futebol esta época. Mas, apesar da derrota, houve u..." /> — ler mais..

  O Nápoles, uma das equipas que melhor futebol pratica na Europa, perdeu em casa do Manchester City, outro exemplo de uma máquina de jogar futebol esta época. Mas, apesar da derrota, houve u..." /> O Nápoles joga muito (e Jorginho também) - Passe Teleguiado - Record

Passe Teleguiado

Voltar ao blog

O Nápoles joga muito (e Jorginho também)

19 Outubro, 2017 2885 visualizações

Soccer Football - Serie A - Lazio vs Napoli - Stadio Olimpico, Rome, Italy - September 20, 2017 Napoli's Jorginho in action REUTERS/Ciro De Luca / Serie A - Lazio vs Napoli / X03151 / CIRO DE LUCA / SOCCER-ITALY-LAZ-NAP/ / SOC SPO / 2017; optaUUID:atazcf4vgontughhcez0iami2 / ROME

 

O Nápoles, uma das equipas que melhor futebol pratica na Europa, perdeu em casa do Manchester City, outro exemplo de uma máquina de jogar futebol esta época. Mas, apesar da derrota, houve um pormenor que mereceu a minha atenção: 562 passes e uma eficácia de 85% – a equipa de Guardiola chegou aos 88% –  em casa do adversário.

 

Na Liga dos Campeões o cenário podia ser melhor para a equipa de Maurizio Sarri, com uma vitória e duas derrotas em 3 jogos. Mas na Serie A ainda não houve quem travasse este Nápoles: 8 vitórias, 0 empates, 0 derrotas, 26 golos marcados (o melhor ataque) e 5 sofridos (uma das melhores defesas).

 

O exemplo é da pré-época… mas é um excelente exemplo de como joga este Nápoles.

 

Voltando à Serie A, o Nápoles é também a equipa com maior eficácia de passe (89,5%) e de posse de bola (60,2%). A nível individual, Koulibaly (93,7%) e Zielinski (93,3%) e Jorginho (92,3%) estão no pódio dos que melhor passam a bola, isto falando de jogadores do Nápoles. A diferença é que Jorginho arrisca mais passes longos e, por isso, acaba por falhar um pouco mais. Eu sei que são muitos números, mas para se ter uma ideia, Jorginho fez 530 passes com sucesso, contra 38 falhados, em 6 dos 8 jogos em que participou esta época na Serie A.

 

Nascido no Brasil, este médio de 25 anos mudou-se para Itália em 2007, tem nacionalidade brasileira e italiana e já representou a Squadra Azzurra em dois jogos… particulares. Ou seja, o Brasil ainda pode chamá-lo. Assim de repente, parece-me que é obrigatório que esteja no Mundial’2018, seja com o amarelo do Brasil ou com o azul da Itália – se ultrapassar a Suécia no playoff.

 

É ver com atenção o que faz o camisola 8 (além dos passes, há desarmes e golos).

 

Para se ter uma noção do impacto deste Nápoles, basta recordar o que disse Pep Guardiola após o jogo:

“Como jogador e treinador nunca vi uma equipa tão boa como este Nápoles. Se continuarem a jogar a este nível vão longe”