— ler mais..

Ponto prévio: sou grande admirador das qualidades daquele que considero ser o melhor jogador do Mundo. Sempre que vem à baila o seu nome raras são as vezes que não o defendo, porque entendo perf..." /> — ler mais..

Ponto prévio: sou grande admirador das qualidades daquele que considero ser o melhor jogador do Mundo. Sempre que vem à baila o seu nome raras são as vezes que não o defendo, porque entendo perf..." /> Os livres de Ronaldo - Paixão Internacional - Record

Paixão Internacional

Voltar ao blog

Os livres de Ronaldo

15 Junho, 2016 1989 visualizações

GettyImages-540183178
Ponto prévio: sou grande admirador das qualidades daquele que considero ser o melhor jogador do Mundo. Sempre que vem à baila o seu nome raras são as vezes que não o defendo, porque entendo perfeitamente o esforço que teve para chegar onde chegou e também entendo que a grande maioria das críticas que lhe fazem tem apenas a ver com a mentalidade por vezes ridícula do povo português. Mas adiante, para o que importa…
Apesar de toda a admiração, não há como esconder factos e as estatísticas recentes mostram que está na hora de CR7 desligar o botão dos seus tomahawks – que deixaram de ser o que eram… – e passar a pasta a outros artistas. Entendo que para Ronaldo tudo é feito na base da dedicação extrema, no “tentar, tentar, tentar” até conseguir – tanto assim é que acaba grande parte dos jogos com o mais rematador -, mas há ocasiões capitais em que, quando não dá, quando não resulta, se deve deixar outros assumir certas responsabilidades. E se nos penáltis não há ponto para discussão – Ronaldo é, de longe, o maior especialista do Mundo -, nos livres a situação muda de figura.

Veja-se a estatística colocada a circular no dia de ontem, pouco depois do final do jogo com a Islândia. 34 livres tentados em fases finais. Zero golos nesses lances. E ontem, convenhamos, ao seu lado estava um rapaz que ultimamente parece estar mais talhado para esse tipo de bolas paradas. Por sinal um rapaz que fez um jogo muito bom, sem acusar a pressão, nem mesmo pelos seus 22 anos. Custava muito deixá-lo marcar? Entendo perfeitamente: Ronaldo é o capitão, o líder da equipa, tem um estatuto de intocável, mas é aqui que também te de dar o exemplo. Se não dá, se não resulta, passa a outro! É a mesma coisa que num jogo de NBA, o jogador A, estrela de uma equipa, chegar à hora da decisão com 2/20 de lançamentos. Faz sentido colocar-lhe a bola nessa altura? A meu ver, não, especialmente se na equipa estiver outro jogador com melhor eficácia. Sei que no futebol a lógica nem sempre impera, mas neste caso acho que faz sentido…

E, não, não é oportunismo. Porque de há uns tempos para cá o nosso CR7 tem mostrado que os seus livres não são mesmo o que eram. Agora, e dizendo-o sinceramente, que Ronaldo me cale e, no sábado, dispare um daqueles seus livres para o fundo da rede austríaca. Não teria problema algum em engolir as minhas palavras.
Latest posts by Fábio Lima (see all)