— ler mais..

Mais um jogo, mais um tropeção e, pior que isso, mais um objectivo que fica pelo caminho. O desaire em Moreira de Cónegos, em embate referente à Taça de Portugal, foi só mais um numa extensa list..." /> — ler mais..

Mais um jogo, mais um tropeção e, pior que isso, mais um objectivo que fica pelo caminho. O desaire em Moreira de Cónegos, em embate referente à Taça de Portugal, foi só mais um numa extensa list..." /> Godinho como Passos - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

Godinho como Passos

21 Outubro, 2012 791 visualizações

Mais um jogo, mais um tropeção e, pior que isso, mais um objectivo que fica pelo caminho. O desaire em Moreira de Cónegos, em embate referente à Taça de Portugal, foi só mais um numa extensa lista que, decididamente, já não surpreende ninguém, fiel à causa ou não. No Sporting, com uma ou outra excepção, é sempre mais do mesmo. Mas, aparentemente, tal não parece perturbar em demasia o líder. Godinho faz lembrar Passos. Tudo é normal, tudo faz sentido e um dia – seguramente longínquo – os sorrisos voltarão. O pensamento pode ser simpático. O problema é que não convence o mais ingénuo, nem o rei do optimismo. Basicamente… não convence ninguém.

O Sporting, independentemente dos discursos de ocasião dos seus principais responsáveis, continua a afundar-se a um ritmo alucinante, financeira e desportivamente. Pelo meio, jogadores e treinadores são “triturados”, enquanto os sócios tardam em forçar a solução mais urgente: a saída de Godinho Lopes. Só o afastamento dos dirigentes que mandam no futebol e a entrada de gente com novo pensamento, decidida a romper, em definitivo, com o modelo de gestão que Roquette idealizou é que pode salvar o clube deste processo de morte lenta em que mergulhou há muito.

Em Alvalade, apesar de tantas promessas de bonança, o clube prossegue a caminho do abismo. E é fácil constatar que as medidas surgem sem a devida análise. Quando a contestação sobe de tom, despede-se alguém ou contrata-se o enésimo messias. Só que, já deviam saber as cabeças pensantes, isto não vai lá só com boa vontade ou apelando à intervenção divina. Terão de ser os terrenos, enquanto ainda há tempo, a mudar o desenlace desta novela que insiste em misturar momentos de agonia, com situações completamente bizarras. A última foi ter ouvido o presidente dizer, com um sorriso nos lábios, que o Sporting já tem há muito tempo o substituto para Sá Pinto. Pois… deve ser verdade. Como não se contenta em pagar ordenados a dois técnicos para estarem em casa (Domingos e Sá Pinto), Godinho quer fazer-nos acreditar que já tem um novo homem, enquanto é Oceano que dirige treinos e jogos. A menos que a ideia seja encontrar alguém que fique para sempre no anonimato e comande o conjunto à distância!

Não considero que o actual presidente seja o único culpado dos problemas que se vivem em Alvalade. O buraco financeiro, os erros de palmatória a vários níveis, a gestão sem nexo, as opções mais que discutíveis, etc, etc, não são de agora. A questão é que já se viu que este também não é o homem que vai resolver o que quer que seja. E nesse sentido… deve sair (e ser acompanhado por mais uns quantos dirigentes da SAD). Pelo próprio pé ou após “solicitação” das massas. Godinho, como Passos, mostraria algum discernimento se percebesse que a sua hora já acabou. E que não deixará saudades…