— ler mais..

Já não me recordo com exactidão das palavras de Jorge Jesus aquando do Benfica-FC Porto de Março passado, que terminou com o triunfo dos portistas por 3-2. Mas, tenho a certeza que o treinador en..." /> — ler mais..

Já não me recordo com exactidão das palavras de Jorge Jesus aquando do Benfica-FC Porto de Março passado, que terminou com o triunfo dos portistas por 3-2. Mas, tenho a certeza que o treinador en..." /> O enorme castigo a Jesus - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

O enorme castigo a Jesus

6 Setembro, 2012 660 visualizações

Já não me recordo com exactidão das palavras de Jorge Jesus aquando do Benfica-FC Porto de Março passado, que terminou com o triunfo dos portistas por 3-2. Mas, tenho a certeza que o treinador encarnado não foi meigo com a equipa de arbitragem, particularmente com o auxiliar que devia ter assinalado deslocação no terceiro golo dos azuis e branco e não o fez.

Não sei se, face aos regulamentos existentes, as palavras do técnico benfiquista merecem um castigo pesado ou leve; se uma sentença justa é deixá-lo fora do banco da equipa durante muito tempo ou apenas multá-lo. O que sei é que, em Portugal, muita gente trata as questões da justiça, seja ela desportiva ou não, como se fosse uma mera brincadeira.

Todos sabemos que no nosso País as coisas avançam – quando avançam… – devagar e devagarinho mas, convenhamos, é completamente absurdo ter de esperar vários meses para decidir um castigo sobre declarações. O que Jorge Jesus disse foi registado e amplamente divulgado por várias estações de televisão, passou em tudo o que é rádio e foi estampado em todos os jornais e sites. Ainda assim, parece que foi preciso verificar letra a letra o que foi dito para se chegar a uma conclusão. Triste, mas típico.

Mas, tão ou mais absurdo, é constatar que, juntamente com uma pequena multa (vejam o que pagam jogadores e técnicos quando dizem coisas parecidas na NBA), o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol castigou Jesus com 15 dias de suspensão. Mais uma vez, não me pronuncio sobre a extensão da pena. Quem de direito que diga se deviam ser 7 ou 70. O que me parece extraordinário é que, após tanta “averiguação”, consigam afastar o infractor precisamente num período em que a sua equipa não realiza, em Portugal, uma única partida.

Para a próxima, com Jesus ou outro qualquer treinador do clube A ou B, sugiro que aumentem a suspensão. Mostrem mão pesada, sejam severos e não pactuem com castigos inferiores a 1 mês. Pode ser durante todo o mês de Julho, por exemplo…