— ler mais..

Não sou adivinho, razão pela qual não faço ideia como vai acabar a partida na Bósnia, nem tão pouco como serão as contas finais deste “playoff” de apuramento para o Europeu de 2012. Mas, ao invés ..." /> — ler mais..

Não sou adivinho, razão pela qual não faço ideia como vai acabar a partida na Bósnia, nem tão pouco como serão as contas finais deste “playoff” de apuramento para o Europeu de 2012. Mas, ao invés ..." /> Portugal tem de assumir favoritismo - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

Portugal tem de assumir favoritismo

11 Novembro, 2011 673 visualizações

Não sou adivinho, razão pela qual não faço ideia como vai acabar a partida na Bósnia, nem tão pouco como serão as contas finais deste “playoff” de apuramento para o Europeu de 2012. Mas, ao invés do que escuto e leio por aí, tenho a certeza que Portugal é favorito.

Sim, eu sei que a equipa da Bósnia não é pera doce e possui um naipe de jogadores de qualidade mas, se uma eventual eliminação lusa consituirá enorme decepção para nós, também será tremenda surpresa para todos os que seguem as incidências do futebol internacional.

Os bósnios, pese os seus reconhecidos trunfos, não têm tantos futebolistas de qualidade como a Selecção Nacional. Dzeko e Pjanic são artistas que dariam jeito a qualquer treinador, mas não chegam para retirar o favoritismo a um conjunto que, logo à cabeça, apresenta o nome de Cristiano Ronaldo. Portugal tem mais jogadores de nível, conta com um grupo bastante mais experiente e até joga com a vantagem emocional de, há apenas dois anos, ter afastado este adversário num duelo idêntico, então referente ao “playoff” de acesso ao Mundial da África do Sul. Mais: enquanto a nossa Selecção tem estado em todas as últimas grandes competições, a Bósnia jamais participou num Europeu ou Mundial.

Pelo que tenho observado, é precisamente em Portugal que a equipa comandada por Paulo Bento é considerada menos favorita. A maioria das pessoas avança mesmo com os tradicionais 50-50. Tenho dificuldade em entender isso. Bem sei que, no nosso futebol, fica bem dizer que o opositor é sempre difícil, seja ele a Bósnia, a Albânia ou San Marino, mas este “encolher” é demasiado. O discurso da praxe tende a apresentar a formação contrária muito mais forte do que aquilo que ela é. Não gosto dessas teorias. Ter cautelas, respeitar o adversário e saber que é preciso lutar para ganhar é obrigatório, mas dispenso bem a lengalenga das dificuldades.

Portugal – que já podia ter resolvido a questão da qualificação – devia apresentar-se na Bósnia com todos os seus melhores jogadores e não só com alguns, mas nem assim deixa de ser favorito. O facto de a partida se ir disputar num batatal, debaixo de um ambiente pesado, também não me parece suficiente para mexer com os nosso homens, quase todos há muito habituados aos grandes palcos. Os buracos e a areia no pseudo-relvado serão iguais para as duas formações e os fanáticos, por muita confusão que armem, serão apenas 12 ou 13 mil. Nunca estive em Zenica, nem em qualquer outro local da Bósnia, mas duvido que fosse mais simpático jogar um “playoff” com estas características na Grécia ou na Turquia, por exemplo.

Em resumo: Portugal tem de se assumir favorito desde o começo, mostrar que é mais forte e “ignorar” que depois terá mais 90 minutos em casa. Aliás, paradoxalmente, há dois anos o jogo fora foi muito mais sereno que o da Luz…

PS – Não sou daqueles que considera Paulo Bento “um Deus na terra”, mas gostei de o ver, no lançamento do jogo, a assumir que Portugal tem de jogar para ganhar já em Zenica. O espírito só pode ser esse.

PS 1 – Não sou pelos falsos moralismos, pelo que não fiquei chocado por ver Ronaldo a esticar o dedo para uns tontos que acharam por bem colocar-lhe um laser em cima durante o treino de ontem. Ninguém gosta de ser importunado e o rapaz, verdade seja dita, passa a vida a aturar coisas estranhas. Hoje, contudo, a sua cabecinha tem de estar no sítio. Não pode gesticular, protestar, nem reagir a provocações, pois um cartão amarelo chega para o tirar do embate de Lisboa. Que despeje a sua raiva na baliza bósnia. Sim, está na altura de mostrar na Seleção um pouco da veia goleadora que encanta Madrid.

PS 2 – Há por aí quem já tenha eleito Bosingwa como principal culpado caso o desfecho deste duplo duelo não corra de feição às nossas cores. Não alinho nisso. Mais do que ser o melhor defesa direito português da actualidade, o jogador do Chelsea fez questão de explicar que só falou nesta altura porque Bento lhe passou um “atestado de incapacidade emocional”. Se estivesse no lugar dele… faria o mesmo. O seleccionador nunca quis esclarecer devidamente este caso (acredito que tivesse razão de entrada), vacilou na hora de justificar mais uma ausência do lateral na convocatória e saiu mal da jogada…