— ler mais..

Não, não é nenhuma brincadeira com o apelido do treinador. Aliás, tenho de admitir que gostei de ouvir o técnico leonino falar após a pesada derrota (0-3) com o Valencia, no embate de apresentação..." /> — ler mais..

Não, não é nenhuma brincadeira com o apelido do treinador. Aliás, tenho de admitir que gostei de ouvir o técnico leonino falar após a pesada derrota (0-3) com o Valencia, no embate de apresentação..." /> Sporting precisa de paciência - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

Sporting precisa de paciência

31 Julho, 2011 662 visualizações

Não, não é nenhuma brincadeira com o apelido do treinador. Aliás, tenho de admitir que gostei de ouvir o técnico leonino falar após a pesada derrota (0-3) com o Valencia, no embate de apresentação aos associados verdes e brancos. Sem dramatismos, o responsável fez questão de salientar que a equipa não era tão boa quanto se ouviu por aí aquando do triunfo com a Juventus, mas também não era tão má que justificasse ser assobiada, pelos seus próprios seguidores, numa partida particular. Por outras palavras, Domingos pediu paciência. E fê-lo bem. É mesmo disso que o Sporting precisa.

O clube de Alvalade anda há décadas arredado do topo do futebol nacional, apesar de, com regularidade, ter conquistado alguns troféus secundários. Por muito que isso custe admitir a dirigentes e adeptos, os números confirmam que o Sporting só venceu dois dos últimos 29 campeonatos. Assim, prometer vitórias ou embandeirar em arco com triunfos na pré-temporada é tudo o que não faz falta a um emblema que, antes de mais, necessita de estabilizar, de recuperar uma cultura de vitória que, por diversas razões, esfumou-se com o passar dos tempos. Muitos sportinguistas, que no passado acusavam o vizinho do lado de ser sistematicamente o campeão da pré-época, também cederam a essa tentação tão portuguesa e durante algumas semanas julgavam-se imbatíveis. O Valência ajudou-os a regressar à realidade. Contudo, como realçou o treinador, também não é caso para desatar aos assobios e deixar o estádio antes do tempo. É preciso paciência…

Domingos não pareceu demasiado incomodado com a desfeita dos espanhóis. É evidente que preferia ter ganho, é óbvio que, a poder escolher um jogo da pré-época para perder, não optaria por este, com quase 50 mil nas bancadas. Com muita serenidade, o técnico reafirmou ter um plantel de qualidade e confiança absoluta no trabalho. O resto, naturalmente, terá de ser ver lá mais para a frente, quando as contas começarem “a sério”. Ainda assim, só quem ignorar factos bem evidentes pode colocar o Sporting como o principal pretendente a vencer a Liga.

Daquilo que tenho observado, creio ser unânime afirmar que o Sporting, esta época, surge consideravelmente mais forte. Tem mais e melhores soluções. Contudo, é um erro pensar-se que mora em Alvalade o principal candidato ao título. Não estou a dizer que os leões não possuem “pedalada” para lá chegar, apenas realço que isso não será o desfecho mais normal. O FC Porto – que até ao momento continua sem perder nenhum elemento importante e já adicionou uma mão cheia de reforços de qualidade – é o grande favorito, sendo que depois aparece o Benfica, equipa que só perdeu Fábio Coentrão, mas adquiriu vários elementos capazes de ajudar. O Sporting é apenas terceiro na linha de partida. Tem legítimas ambições, mas deve perceber isso. Domingos, pelos vistos, está devidamente enquadrado com a realidade, mas quando se vê o capitão a pedir desculpas após um desaire na apresentação e o presidente a emitir um comunicado no dia seguinte… parece que nem todos estão devidamente sintonizados com a realidade.