— ler mais..

Há muito que o futebol português é pródigo em situações mais ou menos bizarras protagonizadas por jogadores brasileiros (não são os únicos, mas lideram largamente a lista) aquando do início das te..." /> — ler mais..

Há muito que o futebol português é pródigo em situações mais ou menos bizarras protagonizadas por jogadores brasileiros (não são os únicos, mas lideram largamente a lista) aquando do início das te..." /> A ?novela Luisão? e não só - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

A ?novela Luisão? e não só

25 Julho, 2011 953 visualizações

Há muito que o futebol português é pródigo em situações mais ou menos bizarras protagonizadas por jogadores brasileiros (não são os únicos, mas lideram largamente a lista) aquando do início das temporadas. Independentemente do clube que representam, do estatuto ou da idade, de vez a vez lá surge mais um caso em que determinado artista esquece a data em que se devia apresentar ao trabalho, perde as ligações áreas, sente necessidade de descansar mais uns dias, precisa de apoiar a família, deseja um aumento de salário ou, pura e simplesmente, pretende a mudança de clube. E tudo isto ignorando que existe uma entidade patronal que, desde que cumpra todas as suas obrigações, tem de ser respeitada e informada de tudo o que se passa fora da normalidade.

Luisão é (de novo) o caso mais recente desta estranha tendência que alguns futebolistas têm para se sentirem acima dos regulamentos, da regra do bom senso. Contudo, aquilo que está à vista de todos, que facilmente deveria ser compreendido por aqueles que seguem de perto as incidências do mundo do futebol, é interpretado de forma errónea por alguns que, sem capacidade para deixar a clubite de lado, encontram fantasmas em todo o lado.

O Record, assim como a esmagadora maioria dos jornais no planeta, não inventa notícias. Quando avança com determinada informação fá-lo com a certeza de que reúne detalhes suficientemente válidos. Significa isso que, por exemplo, quando se fala de transferências, todas irão avante? Não, pois não são os jornalistas que participam nas negociações, que precisam de encontrar forma de financiar operações com valores avultados ou que, entre tantas outras possibilidades, exigem contrapartidas de última hora. Uma transacção apalavrada hoje pode não ser ratificada amanhã por mil e uma razões. E isso, claro, não é culpa de quem, em momento oportuno, deu conta do que se passava. O caso de Danilo é elucidativo. Alguém duvida que o Benfica estava interessado no jogador, que Luís Filipe Vieira se deslocou ao Brasil com o intuito de colocar o preto no branco, que o brasileiro esteve com pé e meio na Luz até o FC Porto entrar em cena e resolver colocar mais dinheiro em cima da mesa?

Regressemos a Luisão. Ainda há quem, nomeadamente entre aqueles que resolveram enviar “mails” e comentários insultuosos para o nosso site, duvide da vontade do jogador brasileiro em abandonar o Benfica? Não acredito! O defesa central, aquando da chegada a Lisboa, assumiu estar à disposição do clube para o embate de quarta-feira com os turcos do Trabzonspor, mas também disse, sem rodeios, que considera ter chegado a hora de dar lugar a outros, aos mais novos. Tendo em conta que o internacional canarinho não deve querer continuar na Luz para ser suplente, não existe dúvida alguma que a sua intenção é ir embora. E sendo assim é completamente secundário saber se, efectivamente, ele atendeu as chamadas feitas a partir de Lisboa, se foi alvo de algum ultimato ou outra coisa qualquer. O essencial deste episódio específico da “novela Luisão” é que o jogador, sem intermediários, confirmou que se quer ir embora. Dito de outra forma: confirmou o que Record noticiou.

O mais engraçado disto tudo é que não acredito, nem um pouco, que o central deixe o Benfica agora. Tenho a sensação de que este é apenas mais um arrufo, não muito diferente de outros. O clube precisa do internacional brasileiro (não tem tempo para encontrar soluções credíveis) e vai fazer ver ao jogador que só estará na disposição de o libertar a troco de maquia interessante. Se não forem 20, terão de ser igualmente muitos milhões. E aí surge o maior entrave de todos a mudança de ares: Luisão é um futebolista interessante, com potenciais emblemas interessados, mas jamais verá, na actualidade, alguém oferecer tanto dinheiro pelo seu passe. Assim sendo, o mais normal é quarta-feira ser escalado por Jesus e, provavelmente depois, aparecer às massas dizendo que nunca houve problema algum e que o seu sonho é acabar a carreira no Benfica…

PS – Conforme acredito que Luisão irá permanecer no Benfica, também antevejo que, esta época, será ele o verdadeiro capitão de equipa. Duvido é que isso seja uma medida acertada, tendo em conta esta recente “novela” e, já agora, a forma como ele desvalorizou o facto de ostentar o símbolo do clube.

PS 1 – O seleccionador brasileiro não ficou indiferente à necessidade que Luisão sente em passar mais tempo com a sua família. Dai não o ter convocado para o particular que o escrete irá efectuar com a Alemanha, em Estugarda, a 10 de Agosto.