— ler mais..

 Último dia da janela de transferências de Janeiro e eis que Benfica e Sporting vendem dois dos seus melhores jogadores. Fiquei surpreendido? Não, nem um pouco. Ainda assim, enquanto considero que..." /> — ler mais..

 Último dia da janela de transferências de Janeiro e eis que Benfica e Sporting vendem dois dos seus melhores jogadores. Fiquei surpreendido? Não, nem um pouco. Ainda assim, enquanto considero que..." /> As vendas de David Luiz e Liedson - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

As vendas de David Luiz e Liedson

31 Janeiro, 2011 698 visualizações

 Último dia da janela de transferências de Janeiro e eis que Benfica e Sporting vendem dois dos seus melhores jogadores. Fiquei surpreendido? Não, nem um pouco. Ainda assim, enquanto considero que os encarnados estão razoavelmente precavidos para o adeus do central brasileiro, duvido (imenso) que os leões tenham no plantel alguém capaz de fazer a posição (e os golos) do internacional português.

Pese os muitos avanços e recuos na anunciada mudança de David Luiz para o futebol inglês, dificilmente a transferência não se confirmaria depois de as águias recrutarem Jardel ao Olhanense. Sendo Jorge Jesus um treinador pouco dado à gestão do plantel, de que serviria ter Sidnei, Jardel e Roderick a rodar entre o banco e a bancada, enquanto a titularidade estava antecipadamente atribuída a Luisão e David Luiz? Se o negócio para Inglaterra não estivesse apalavrado, muito provavelmente Jardel nem teria sido contratado, pois convém relembrar que, até há uns dias, também fazia parte da formação benfiquista Fábio Faria.

Desportivamente falando, parece-me que o Benfica – não tendo ninguém com o seu potencial – parece possuir soluções suficientemente capazes de aguentar o barco, pelo menos desde que o experiente Luisão esteja disponível. Financeiramente, e embora Luís Filipe Vieira tenha voltado a faltar à palavra (o Chelsea não bateu a cláusula de rescisão, apesar de se desconhecer, por enquanto, até onde ascenderá o negócio feitas todas as contas), o clube fez uma transação importante. É preciso ter presente que se vive um período de grande recessão económica e que o futebolista, apesar de ter chegado agora à selecção principal do Brasil, corria o risco de desvalorizar face à prematura saída do Benfica da “Champions”, à provável não conquista do campeonato e tendo em conta ainda que, no final da época, não há Campeonato do Mundo.

O caso do Sporting é diferente. Liedson já não é um jovem, perdeu muito do fulgor do passado e tinha um dos ordenados mais alto em Alvalade. Ainda assim, se os responsáveis leoninos pretendem ajudar a equipa a ter um final da época minimamente dignificante era de bom tom manter o seu máximo goleador e, na minha opinião, melhor jogador. Os poucos milhões que se poupam (considero notável a ideia de se juntar o valor dos ordenados que se deixam de pagar ao valor efectivo da transferência para parecer algo mais sedutor) podem sair muito caros se, de repente, o conjunto ficar dependente de futebolistas que, sendo oficialmente avançados, têm uma relação pouco estreita com os golos.

A saída de Liedson até poderia ser encarada como uma mudança de rumo se, ao mesmo tempo, os leões anunciassem a chegada de alguém capaz de se transformar num goleador de futuro. Mas, olhando para o plantel, e sabendo apenas da entrada de Cristiano, quem é que irá passar a ser o matador? Postiga, Saleiro ou Djaló?

Em Alvalade, dentro da linha dos últimos tempos, pouco se entende das opções dos dirigentes. E o pior é que, analisando desportiva ou financeiramente, ficamos sempre com a sensação que as decisões são erradas. Mas, enfim, alguém deve saber o que está a fazer. Ou pelo menos pensa que sim…

PS – Em teoria, Sidnei deveria ser o principal beneficiado com a saída da David Luiz da Luz. No entanto, algo me diz que pode surgir aí uma surpresa. Não ficarei admirado se a escolha recair em Jardel.

PS 1 – Quantas vezes vai Liedson voltar a representar a Selecção Nacional depois de chegar ao Brasil? Não sou adivinho, mas palpita-me… 0, a exemplo de Deco! Aliás, acredito que muito em breve pode anunciar o seu adeus, seguindo a recente moda que afectou gente como Paulo Ferreira, Simão, Tiago, Miguel e o já citado Deco.