— ler mais..

Num país em que bater é mais fácil do que elogiar e onde nós, jornalistas, também padecemos desse mal quando fazemos opinião, seja qual for o prisma, torna-se complicado utilizar outro adjetivo que..." /> — ler mais..

Num país em que bater é mais fácil do que elogiar e onde nós, jornalistas, também padecemos desse mal quando fazemos opinião, seja qual for o prisma, torna-se complicado utilizar outro adjetivo que..." /> Uma Liga tão portuguesa - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

Uma Liga tão portuguesa

14 Outubro, 2014 627 visualizações

Num país em que bater é mais fácil do que elogiar e onde nós, jornalistas, também padecemos desse mal quando fazemos opinião, seja qual for o prisma, torna-se complicado utilizar outro adjetivo que não vergonhoso quando queremos nomear o processo de eleições na Liga. A decisão agora conhecida do Conselho de Justiça não faz mais do que arrastar uma novela que se adivinha longa e que terá final mais ou menos próximo porque toda a gente já percebeu que o governo se meteu ao barulho e que Benfica e FC Porto, pasme-se, têm um acordo de cavalheiros para encontrar uma solução. Porque alguém ali deseja o bem do futebol português? Não. Apenas devido ao facto de Mário Figueiredo já ter cumprido o seu papel e ser hoje um empecilho, cuja capacidade de se alapar ao poder já não agrada nem a gregos nem a troianos.

Resta-nos a consolação, fraca é verdade, de o futebol não ser aqui o parente-pobre do país, mas antes um espelho fiel da incompetência e leviandade que tomaram conta dos nossos destinos. Porque haveria afinal o desporto de ser exemplar, se em pastas tão decisivas para o futuro do território, como a educação e a justiça, os nossos governantes deram provas cabais de inimputabilidade ao deixar erros monstruosos como a falha do Citius ou a vergonha da colocação dos professores sem mãe nem pai? Somos quase levados a pensar que Nuno Crato teve intervenção nas eleições da Liga, tantos que são os episódios rocambolescos.

Seja qual for a solução inventada – ou deverei escrever fabricada? – para a Liga, dificilmente ela ficará pior do que está. É verdade que pensámos o mesmo quando resolvemos substituir Sócrates por Passos Coelho e depois deu no que deu. Mas ainda assim, arrisco. Outra vez.

Texto publicado na versão impressa de Record de 09-10-2014