— ler mais..

O empate de ontem frente ao Belenenses é uma péssima notícia para Marco Silva. O plano era ganhar todos os jogos antes da receção ao FC Porto e aí tentar uma gracinha sem grande pressão. Se os drag..." /> — ler mais..

O empate de ontem frente ao Belenenses é uma péssima notícia para Marco Silva. O plano era ganhar todos os jogos antes da receção ao FC Porto e aí tentar uma gracinha sem grande pressão. Se os drag..." /> Leões têm de marcar mais - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

Leões têm de marcar mais

15 Setembro, 2014 686 visualizações

O empate de ontem frente ao Belenenses é uma péssima notícia para Marco Silva. O plano era ganhar todos os jogos antes da receção ao FC Porto e aí tentar uma gracinha sem grande pressão. Se os dragões vencerem hoje em Guimarães, ainda que num jogo que à partida nada tem de fácil, serão líderes isolados e o Sporting fica cada vez mais pressionado, com 6 pontos em 12 possíveis e sem depender de si próprio para ser campeão. Um arranque a lembrar os piores anos.

Quer dizer que o leão está à deriva? Não. Os princípios estão lá, entende-se qual a ideia para a equipa, mas há dificuldades nítidas no jogo interior e na concretização. As primeiras começam atrás. Marco Silva tem centrais com graves problemas de construção. Em Maurício nem a experiência chega a ser mais-valia e Sarr chegou para ser trabalhado e vê-se lançado aos lobos sem tarimba para isso. Na frente falha-se muito. São 73 remates para 4 golos. À seca de Montero ontem juntou-se Slimani e os médios têm de marcar mais. Uma vitória e três empates explicam-se assim.

Os leões não podem perder a cabeça mas têm de melhorar rapidamente. Perder o comboio tão cedo pode ter custos irreparáveis na corrida anunciada ao título. Mas os adeptos têm de perceber que, por muito que se deseje o primeiro lugar, as armas à disposição de Marco Silva são muito diferentes das que dispõem Jesus e Lopetegui. Bruno de Carvalho conseguiu ter lucro no mercado, mas a saída de Rojo pode ter consequências irreparáveis. Um processo de revitalização tem várias fases. Travar a bagunça instalada não é fácil, mas faz-se. Reabilitar os hábitos de conquistas é bem pior. Vai haver dores de parto. E muitas. Presidente, treinador, jogadores e bancada têm de estar preparados para isso.

Texto publicado na versão impressa de 14 de setembro de 2014