— ler mais..

Paulo Bento é um dos melhores selecionadores do Mundo”. As palavras são de Fernando Gomes, proferidas pouco antes do Mundial no anúncio da renovação do técnico. Deixá-lo cair após o primeiro jogo d..." /> — ler mais..

Paulo Bento é um dos melhores selecionadores do Mundo”. As palavras são de Fernando Gomes, proferidas pouco antes do Mundial no anúncio da renovação do técnico. Deixá-lo cair após o primeiro jogo d..." /> Uma decisão fora de tempo - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

Uma decisão fora de tempo

13 Setembro, 2014 745 visualizações

Paulo Bento é um dos melhores selecionadores do Mundo”. As palavras são de Fernando Gomes, proferidas pouco antes do Mundial no anúncio da renovação do técnico. Deixá-lo cair após o primeiro jogo da fase de apuramento, mesmo sendo a derrota frente à Albânia, levanta questões sobre o trabalho que está a ser feito na Federação. A saída de Bento é uma decisão fora de tempo. Se havia dúvidas sobre o que foi feito no Brasil, a única solução possível seria demitir o selecionador após a prova. Passar dois meses a analisar o trajeto e as razões para o falhanço, reforçar-lhe os poderes, criar um gabinete técnico, parecem hoje medidas desesperadas de quem não sabe muito bem qual o caminho a seguir. Pior, que não acredita no que está a fazer. E isso é grave para o futebol português.

Paulo Bento foi um selecionador com muitos problemas durante o seu trabalho na FPF. Alguns por culpa própria, outros pelas circunstâncias, os restantes pela estrutura que hoje habita na Federação. Mas esta rescisão faz-nos perceber que a Seleção Nacional está a ser gerida como um clube. Dizem-nos que é necessário fazer uma renovação, mas depois não se querem sentir as dores de parto e deixa-se cair quem é a cara da mudança para acalmar a opinião pública. Pior, a ser gerida de fora para dentro. Era público que o presidente federativo era o grande suporte do técnico e mesmo isso não foi suficiente para acreditar que o apuramento e a renovação chegariam a bom porto.

É hoje óbvio que Bento não geriu bem alguns dossiês E que, ao contrário do que o acusaram, não era o treinador de Jorge Mendes. Esse, aliás, poderá ter sido um dos grandes problemas. Isso e responder de frente a Pinto da Costa ou ignorar a pressão por Adrien. Em Portugal a honestidade paga-se caro.