— ler mais..

Foi curioso observar no decorrer da época, mas ainda mais nas derradeiras jornadas, a desconfiança dos adeptos benfiquistas perante o sucesso cada vez mais evidente da equipa de Jorge Jesus na Liga..." /> — ler mais..

Foi curioso observar no decorrer da época, mas ainda mais nas derradeiras jornadas, a desconfiança dos adeptos benfiquistas perante o sucesso cada vez mais evidente da equipa de Jorge Jesus na Liga..." /> Benfica: A 3 pontos de limpar a alma - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

Benfica: A 3 pontos de limpar a alma

16 Abril, 2014 908 visualizações

Foi curioso observar no decorrer da época, mas ainda mais nas derradeiras jornadas, a desconfiança dos adeptos benfiquistas perante o sucesso cada vez mais evidente da equipa de Jorge Jesus na Liga.

A autêntica romaria que se registou ontem em Aveiro teria começado muito mais cedo se não fosse o descrédito gerado pela mais perdedora das temporadas de que há memória no futebol português. Com a recuperação iniciada com a vitória sobre o FC Porto e a forma categórica como bateu o Sporting na Luz no jogo do campeonato, poderia esperar-se mais fé dos seguidores encarnados. Mas não. As feridas abertas com a derrota no Dragão, o golo de Kelvin e o ajoelhar de Jesus, seguido do desaire frente ao Chelsea, depois ainda reforçado com o verdadeiro balde de água fria que foi o Jamor, custaram muito a sarar. Com o título a um passo, pode dizer-se que o Benfica e os seus adeptos estão a apenas 3 pontos de esquecer 2012/13.

Mas se na Liga já não há dúvidas, eis que elas se levantam nas restantes competições. É que o Benfica está em condições de ganhar tudo mas são poucos os que se atrevem a festejar antes de tempo. Gato escaldado de água fria tem medo e são muitos os que aprenderam a lição. A conquista da Liga portuguesa e consequente invasão do Marquês trará nova onda encarnada, mas o facto de o adversário na Liga Europa ser a Juventus e na Taça de Portugal e da Liga ser o FC Porto, mesmo este, levanta um mar de dúvidas que os adeptos só após verem tudo claro como água começarão a deitar foguetes. No fundo, uma lição das que doem fundo mas que nos torna mais fortes. E a conquista do título em 2013/14 terá um sabor ainda mais delicioso.

Resta então saber como se vai portar a equipa de Jesus nos restantes desafios. Até agora a gestão tem sido exímia, conseguindo manter a águia viva e recomendável em todas as provas. O homem que perdeu os últimos três títulos para o FCPorto parece ter finalmente aprendido a gerir o esforço dos jogadores, ele que se intitula mestre da tática mas que na parte física tem falhado estrondosamente. Olhando ao confronto com a Juve de Pirlo, tem de se aceitar qualquer resultado. Mas o plantel é tão rico que permite sonhar com a eliminação da equipa italiana, até porque a responsabilidade está do lado de lá. E se o sonho de jogar a final da Champions na Luz foi algo disparatado e a que Vieira e Jesus podiam ter poupado os benfiquistas, ganhar em Turim a Liga Europa seria uma bela compensação.

PS – Não havia necessidade de se jogar em Aveiro. Permitiu-se o falsear da verdade desportiva e descredibilizou-se a prova. E o Benfica não precisava, tal a vantagem. Muito português.