— ler mais..

SUPERAR A SEMANA EUROPEIA É O DESAFIO PROPOSTO A FC PORTO, BENFICA, SPORTING E SP. BRAGA. MAS A OBRIGAÇÃO TEM DIAS. Temos a mania de dizer que os jogadores não fazem mais nada, por isso só têm é de..." /> — ler mais..

SUPERAR A SEMANA EUROPEIA É O DESAFIO PROPOSTO A FC PORTO, BENFICA, SPORTING E SP. BRAGA. MAS A OBRIGAÇÃO TEM DIAS. Temos a mania de dizer que os jogadores não fazem mais nada, por isso só têm é de..." /> Eles só têm é de correr… - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

Eles só têm é de correr…

19 Setembro, 2011 816 visualizações

SUPERAR A SEMANA EUROPEIA É O DESAFIO PROPOSTO A FC PORTO, BENFICA, SPORTING E SP. BRAGA. MAS A OBRIGAÇÃO TEM DIAS.

Temos a mania de dizer que os jogadores não fazem mais nada, por isso só têm é de jogar, de preferência sempre a 200 à hora e muito bem. É vulgar ouvi-lo em qualquer conversa de café ou discussão mais acalorada, nomeadamente a seguir a um empate ou derrota inesperado da nossa equipa. Afinal, se ganham tão bem por que terão os craques de descansar como as outras pessoas? Um escândalo!

Os grandes especialistas costumam dar a Premier League como exemplo da competitividade desejada, de equipas que jogam todos os dias e sempre bem, não se cansando das taças da liga, de Inglaterra e compromissos europeus. Não é bem verdade e a jornada europeia que passou mostrou-nos como, por exemplo, Ferguson e Villas-Boas, apenas para citar dois nomes, encararam com outros olhos a ronda europeia, um descansando Lampard e Terry para o confronto de Manchester, outro alinhando na Luz com uma equipa onde faltavam, por exemplo, Nani e Chicharito, dando a titularidade apenas a 3 jogadores dos que estiveram nos 5-0 ao Bolton.

É claro que as jornadas duplas têm custos e se equipas recheadas de grandes valores, como é o caso dos red devils e dos blues podem fazer a rotatividade desejada, outras há, por exemplo em Portugal, onde os onzes são fortíssimos mas sem meia dúzia de titulares a coisa já não é bem assim. Por tudo isto e também porque a liga nacional segue escaldante, um dos motivos de interesse da ronda é se FC Porto, Benfica, Sporting e Sp. Braga conseguem esquecer-se dos 90 minutos jogados a meio da semana – e os da Liga Europa das viagens realizadas – e somam por triunfos os complicados jogos a disputar.

Quer isto dizer que os treinadores e dirigentes podem utilizar isto como argumento para eventuais maus resultados? Não. Quem representa clubes grandes sabe quais as responsabilidades que carrega. Mas se os tubarões do futebol europeu vão colecionando hoje craques atrás de craques para que esta gestão se torne possível, aos emblemas portugueses falta muitas vezes saúde financeira para tanto. Veremos então como se portam.

Texto publicado no sábado, 17/09/2011