— ler mais..

Aviso: este post não é para encontrar um bode expiatório para a derrota portuguesa, é apenas a forma como vi o jogo. Portugal estreou-se com goleada no Mundial. Como português e apaixonado pelo fut..." /> — ler mais..

Aviso: este post não é para encontrar um bode expiatório para a derrota portuguesa, é apenas a forma como vi o jogo. Portugal estreou-se com goleada no Mundial. Como português e apaixonado pelo fut..." /> A culpa não foi do árbitro - Honores liga - Record

Honores liga

Voltar ao blog

A culpa não foi do árbitro

16 Junho, 2014 750 visualizações

Aviso: este post não é para encontrar um bode expiatório para a derrota portuguesa, é apenas a forma como vi o jogo.

Portugal estreou-se com goleada no Mundial. Como português e apaixonado pelo futebol estou desiludido mas também estou preocupado. Ver responsáveis pela Seleção falarem do árbitro depois de um 4-0 deixa-me espantado. Os adeptos, nas redes sociais, culpam o juiz mas isso não me surpreende. Infelizmente, é esta a cultura desportiva do nosso povo, ou melhor, nem é preciso ser desportiva, é a cultura. Neste país a culpa é sempre alheia, nunca é nossa.


A Seleção Nacional não tem as qualidades da alemã, sem dúvida, mas o problema não é apenas esse, é também de atitude, de mentalidade. A nossa equipa vive da arte de Ronaldo e parece esquecer-se que todos os outros, por não serem craques, não podem falhar. Ou melhor, podem, toda a gente falha, não podem é cometer erros primários.

Para provar a ideia anterior basta lembrar o primeiro remate à baliza de Neuer. Num contra-ataque de 3 para 2 a bola foi para Ronaldo quando Hugo Almeida estava solto na direita. Nada a dizer, eu também passaria ao CR7 na maioria das ocasiões mas naquela talvez fosse melhor dar a bola ao Almeida, mesmo não sendo ele um avançado do nível de Möller.

Aliado a pormenores como este, houve outros aspectos que levaram à goleada e o principa foi a falta de atitude e essa vem da tal mentalidade. Os alemães raramente cometem falhas, nós cometemos muitas.

João Pereira fez penálti, clarissimo, num lance no qual o avançado sobrou para ele – não devia ter um dos centrais com ele?. A partir daí foi o descalabro.

O 2-0 fez lembrar outros golos alemães, em tempos não muito longínquos: bola na área, cabeça e golo. Lembrei-me do discurso no final dessa outra derrota: “sabíamos que eles eram fortes nas bolas paradas…”, vários jogadores disseram o mesmo. Então se sabíamos como é que nesses lances a concentração não está no limite? Como pode o central alemão saltar praticamente sem oposição? Lá está, é a nossa forma de ser, estar 90 minutos com a concentração no máximo é difícil.

Éder também teve uma oportunidade parecida mas cabeceou por cima. A culpa é do Éder? Claro que não, como não é de Almeida ou de Postiga quando lá estão. São os jogadores que temos, não tem a qualidade dos alemães mas são os nossos melhores (quase os únicos) avançados.

Depois, há os erros ainda mais primários. Como é possível os nossos defesas continuarem a atrasar bolas para os pés de Rui Patrício? Pior, como é possível o guarda-redes, o melhor do futebol português, estar há anos e anos a cometer erros iguais e não ter evoluído esse aspeto, sem dúvida o seu ponto fraco?

Adicionamos a isto o pior de tudo: a falta de controlo emocional. Como pode um jogador com a experiência do Pepe ir dar uma cabeçada a um adversário que atingiu com o braço na cara. Estamos no Mundial e cometem-se erros destes. Depois disto, o Pepe tem condições para voltar a representar a Seleção? Para mim não tem.

O resto são questões de opção, aliada ao azar, e essas, as de opção, não as questiono. Hugo Almeida lesionou-se quando era finalmente a primeira opção. Coentrão lesionou-se e não está lá o Antunes para o substituir. E agora? Joga o André Almeida porque não há mais ninguém para o lugar. Ataca tão bem como Coentrão ou Antunes? Para mim não mas não fui eu que escolhi os 23. Também preferia ver Neto a Ricardo Costa mas Paulo Bento pensa o contrário e é ele quem decide.

Parece-me que perdemos pelo atrás descrito, pelo menos aqui deixo a minha visão da coisa. Não foi por causa do árbitro que cometeu apenas um erro, por sinal grave, e isso ainda me chateia mais. Não assinalou um penálti claro cometido sobre Éder. Era penálti e expulsão. Portugal perdia na mesma o jogo mas o 3-1 era menos mau do que 4-0, pelo menos para as contas finais do Grupo. É que essa diferença de golos pode fazer a diferença.

Apesar de tudo isto, ainda acredito que Portugal vai passar aos oitavos-de-final mas é preciso mudar, sobre isso também não tenho dúvidas.