— ler mais..

Começou a 1.ª Liga e logo com uma jornada estranha: nenhum dos quatro candidatos ao título (serão mesmo quatro?) venceu. Vi cinco jogos desta ronda e fiquei com a sensação de que vamos ter mais do..." /> — ler mais..

Começou a 1.ª Liga e logo com uma jornada estranha: nenhum dos quatro candidatos ao título (serão mesmo quatro?) venceu. Vi cinco jogos desta ronda e fiquei com a sensação de que vamos ter mais do..." /> Grande atitude de Jorge Jesus (não sobre Melgarejo) - Honores liga - Record

Honores liga

Voltar ao blog

Grande atitude de Jorge Jesus (não sobre Melgarejo)

20 Agosto, 2012 647 visualizações

Começou a 1.ª Liga e logo com uma jornada estranha: nenhum dos quatro candidatos ao título (serão mesmo quatro?) venceu.

Vi cinco jogos desta ronda e fiquei com a sensação de que vamos ter mais do mesmo. O FC Porto empatou (0-0) com o Gil Vicente e ouvi Vítor Pereira a queixar-se de vários penáltis não assinalados a seu favor. Logo depois, alguns amigos meus portistas queixaram-se do facto de ainda ser Vítor Pereira o seu treinador. Faço aqui um parêntesis para recordar que nas duas épocas anteriores o FC Porto venceu 1-0 na 1.ª Jornada com penáltis duvidosos – ora aí está uma novidade na Liga 12/13.

Vi algo que me agradou no final do jogo da Luz: grande atitude de Jesus que não desculpou o empate do Benfica com o Sp. Braga (2-2) com a atuação do árbitro, até elogiou Soares Dias. Também gostei do juiz mas até teve dois erros graves, o da troca do jogador que fez penálti (por indicação do auxiliar – num lance difícil já acho bom ele ter visto uma mão) e o de um golo anulado quando Cardozo não tocou em Beto. Vale a pena passar os próximos dias a falar deste lance? Claro que não mas já sabemos que isso é impossível até porque as televisões vão explorar o lance até à exaustão.

Também vi Beto a queixar-se de uma eventual agressão de Cardozo (não no mesmo lance). O guarda-redes até se agarrou à face mas a repetição mostrou que o paraguaio nem lhe tocou. Se a Liga castigasse atitudes destas – com dois ou três jogos de suspensão – talvez acabassem estas simulações.

A culpa do empate do Benfica não foi de Soares Dias mas também não foi de Melgarejo, alvo fácil da ira dos adeptos. O paraguaio, um extremo ou avançado, está a jogar a lateral esquerdo porque Jesus o colocou lá, logo a culpa não é do rapaz que, apesar de tanta asneira, terá feito o seu melhor.

Pior ainda, na perspectiva dos adeptos benfiquistas, vai continuar por lá, avisou Jesus. O técnico, com trabalho individual excelente em relação a alguns jogadores, continua a ser teimoso como nas épocas anteriores e dificilmente alguém o fará mudar de ideias. Logo, ou o Benfica compra um lateral esquerdo rapidamente ou os seus adeptos vão ter mais uma época de pesadelo com essa posição.

Melgarejo até pode dar, daqui a meses, um bom lateral esquerdo (tenho sérias duvidas) mas, até lá, o Benfica corre o risco de perder mais pontos por sua culpa, como aconteceu com Roberto e com o infeliz Emerson. E perder pontos num campeonato no qual o adversário direto poucas vezes desperdiça pode ser fatal.

E se os encarnados ficarem sem Luisão por causa da agressão ao árbitro alemão? Aguentará a defesa jogar sem o capitão e com um jogador (ina)adaptado à esquerda? Duvido muito. Pelo menos Jardel, o provável substituto de Luisão, vai aquecendo na equipa B, algo que não acontece com Luisinho, outro caso de estudo. Se não tem qualidade para entrar no onze, nem nos suplentes, por que motivo foi o Benfica contratar este lateral-esqerdo ao Paços?

A época ainda agora começou e já temos muito para nos entreter.