— ler mais..

Estoril (1-0 na Covilhã) e Moreirense (2-1 em Portimão) venceram fora e continuam nos lugares de acesso à 1.ª Liga, agora menos pressionados depois dos três perseguidores perderem pontos. O Aves, d..." /> — ler mais..

Estoril (1-0 na Covilhã) e Moreirense (2-1 em Portimão) venceram fora e continuam nos lugares de acesso à 1.ª Liga, agora menos pressionados depois dos três perseguidores perderem pontos. O Aves, d..." /> Duo da frente não facilita - Honores liga - Record

Honores liga

Voltar ao blog

Duo da frente não facilita

24 Janeiro, 2012 571 visualizações

Estoril (1-0 na Covilhã) e Moreirense (2-1 em Portimão) venceram fora e continuam nos lugares de acesso à 1.ª Liga, agora menos pressionados depois dos três perseguidores perderem pontos. O Aves, depois de duas vitórias fora, empatou em casa com o União (1-1), confirmando a tendência da Honra: jogar em casa e ter de assumir o jogo é uma chatice. O Leixões perdeu na receção à Naval (0-2) – resultado que não estranho pois nunca considerei os de Matosinhos candidatos – e o Atlético foi derrotado no dérbi de Lisboa (0-2) com o Belenenses, num jogo fraco, desinteressante e com um final triste, com agressões (que não aparecem neste resumo).

[View:http://comunidade.xl.pt/Record/themes/forumrecord/utility/:450:0]

Não gostei do dérbi. Na 1.ª parte, quando o Atlético teve duas boas ocasiões para marcar, em reação a uma bola à trave da sua baliza, ainda pensei que fosse mais animado, mas não. Muito tático, as duas equipas com medo de perder e o Belenenses a jogar praticamente com 10 pois Léo Kanu não se adapta a ponta-de-lança. Não fosse o auto-golo de Luís Dias – o azar de um jogador a fazer uma época muito boa – e tudo apontava para um 0-0. Depois da vantagem, e já com Abel Camará em campo, os azuis dominaram e justificaram os 3 pontos.

Vou seguindo as novidades de vários clubes da Honra através dos blogues e do facebook e fico de boca aberta com alguns comentários que leio. O Belenenses tem muitos adeptos, conheço alguns amargurados com a vida do clube nos últimos anos, e uma simples vitória fora (em terreno neutro) leva alguns a acreditar numa recuperação fantástica na 2.ª volta. A verdade é dura, mas o Belenenses tem tantas hipóteses de subir nesta época como o Santa Clara ou o Sp. Covilhã, ou seja, nenhumas. E digo-o com tristeza pois queria os azuis na 1.ª Liga.

Quanto ao Atlético, considero o primeiro campeão desta Liga de Honra. Matematicamente ainda não mas, na teoria, já garantiu a permanência (faltam 7 pontos) e com as condições que tem este resultado é excelente. Já com a 2.ª volta em andamento parece-me óbvio que a luta pela promoção vai ser esta época mais restrita. Já vi todas as equipas jogar e os dois da frente estão, claramente, acima dos outros. Acabaram de cumprir duas jornadas fora e somaram 6 pontos. Têm melhor plantel do que a maioria e jogam melhor futebol. São os mais fortes candidatos à subida, num lote no qual incluo Aves, Naval e, talvez, o Penafiel, dependendo este dos próximos resultados.

Na 1.ª Liga houve mais do mesmo. Os três da frente venceram, o Sporting voltou a não ganhar e já está em igualdade pontual com o Marítimo, mas os madeirenses não vão ter a sua arma mais forte na 2.ª volta pois venderam Baba. Parece que o campeonato só vai animar quando o Benfica receber o FC Porto.