— ler mais..

A Seleção Nacional de futsal feminino terminou o Torneio Mundial num 4.º lugar que não pode considerar-se honroso, depois daquilo que a formação das quinas fez até chegar às meias-finais. Portugal ..." /> — ler mais..

A Seleção Nacional de futsal feminino terminou o Torneio Mundial num 4.º lugar que não pode considerar-se honroso, depois daquilo que a formação das quinas fez até chegar às meias-finais. Portugal ..." /> Claudia Futsal - Record

Claudia Futsal

Seleção feminina: do melhor ao pior

30 Novembro, 2015 0

A Seleção Nacional de futsal feminino terminou o Torneio Mundial num 4.º lugar que não pode considerar-se honroso, depois daquilo que a formação das quinas fez até chegar às meias-finais. Portugal perdeu o jogo decisivo com a Espanha por 9-1, depois de outra derrota pesada frente à Rússia na meia-final (7-2).

Estes dois resultados surgiram após uma exibição soberba frente ao Brasil, no último jogo da fase de grupos, que quase terminou com o primeiro triunfo das lusas frente às hexacampeãs brasileiras. Na meia-final encontraram a Rússia e apesar de alguns momentos superiores no jogo, não conseguiram repetir a final de 2010, 2012 e 2014. O que se assistiu no duelo ibérico esteve longe daquilo que se viu anteriormente.

Falhar a desejada final deixa marcas e é frustrante, mas a luta pelo 3.º lugar, o último no pódio, não pode ser encarada como um jogo de preparação.
Portugal não existiu. Em 40 minutos manchou o bom torneio que tinha realizado até então. Há ilações (e muitas) a tirar e estes erros não irão, certamente, repetir-se, para bem de uma “modalidade” que ainda procura o seu lugar ao sol.

Seleção Feminina inicia Torneio Mundial

24 Novembro, 2015 0

A Seleção Nacional inicia esta terça-feira a participação no 6º Torneio Mundial de futsal feminino, com um duelo frente ao Irão.
A competição realiza-se na Guatemala, país que acolheu a estreia da seleção masculina num Mundial, em 2000, que terminou com um brilhante 3.º lugar.

A formação orientada por Luís Conceição encontra nesta fase a equipa que conquistou todas as edições até agora realizadas: o Brasil.
As canarinhas já encontraram (e venceram) as lusitanas por três vezes no jogo do título, em 2000, 2012 e 2014.

 

Grupo A
Terça-feira
Brasil  18.30  Costa Rica
Irão     23.30  PORTUGAL
Quarta-feira
PORTUGAL  18.30  Costa Rica
Irão     23.30  Brasil
Quinta-feira
Costa Rica    18.30  Irão
Brasil  23.30  PORTUGAL

Nota: hora em Portugal Continental

Europa faz Benfica sofrer

13 Novembro, 2015 0

Fui uma das 9.400 pessoas que assistiu à conquista da UEFA Futsal Cup pelo Benfica a 25 de abril de 2010. Foi o primeiro e até agora único troféu internacional conquistado pelo futsal português, que tantas vezes falhou a glória por pequenos “quase”. Era uma equipa de sonho. Ricardinho, Joel Queirós, Pedro Costa, Arnaldo Pereira ou Davi eram algumas das estrelas da equipa, que também tinha os ainda benfiquistas Bebé e Gonçalo Alves.

Após 6 anos, em abril de 2016, a formação da Luz pode repetir o feito, apesar de ter de mudar algumas coisas.

As competições europeias têm mostrado algumas fragilidades do campeonato nacional, cuja pouca competitividade gera expetativas erradas no campeão que disputa a UEFA. As goleadas a nível doméstico raramente se repetem lá fora. Os adversários têm outro nível (as diferenças são menores), não têm o mesmo respeito pelos nossos “grandes”, os critérios de arbitragem são diferebtes (os árbitros normalmente deixam jogar, param menos o jogo) e o futsal é mais físico.

Na Liga o Benfica falha muitos golos, ainda assim acaba por vencer. E por goleada! Nesta sexta-feira, foi o conjunto que teve mais oportunidades e que melhor jogou. Ainda assim sofreu, sofreu e muito. Só a 2 segundos do fim sossegou e alcançou a merecida qualificação. Merecida mas que não devia ter sido tão sofrida.

Esta Ronda de Elite será certamente um aviso para a formação da Luz, que tem até 31 de dezembro para poder reforçar-se a pensar no regresso ao Olimpo, onde chegou com todo o mérito no Dia da Liberdade.

Nova goleada no Mundial feminino

FUTSAL – SELEÇÃO A

GOLEADA DIANTE DE NIPÓNICAS

A Seleção Nacional de futsal feminino venceu o Japão por 6-0, com inteira justiça, e está bem lançada para atingir as meias-finais do Torneio Mundial.
Numa partida de sentido único, Portugal goleou uma formação nipónica muito fechada e que apenas arriscou subir no terreno em esporádicas transições.

Mais pressionante desde o primeiro minuto, a Equipa das Quinas conseguiu chegar à vantagem com a ajuda da defesa nipónica, que marcou na própria baliza, e, dez minutos volvidos, dilatou o resultado graças a Ana Azevedo, que irrompeu pela área adversária, concluindo da melhor forma uma jogada que teve início ainda na área lusa. Já depois de Andreia Marques ter enviado uma bola ao poste direito da baliza nipónica, a um minuto do intervalo, foi a vez de Carla Vanessa fazer mexer o marcador e, na jogada seguinte, Melissa fez o quarto nas contas lusas, fechando a contagem do primeiro tempo. 

Num remate frontal e concluindo da melhor forma a marcação de um livre, Ana Azevedo bisou na partida, quando estavam decorridos três minutos do segundo período. Próximo da meia hora de jogo, foi a vez da formação nipónica chegar com perigo à baliza defendida por Ana Catarina, que viu o remate de Natsumi Takezawa embater no poste.

Sem dar o jogo por encerrado e apesar da folgada vitória que já havia garantido, a Equipa das Quinas continuava a dominar e Carla Vanessa acabou por assinar o sexto da partida e o segundo na conta pessoal, num remate em força de meia distância, aos 31 minutos. Na tentativa de alcançar o golo de honra, a formação nipónica passou a jogar com uma guarda-redes avançada, mas sem dar frutos, tendo o encontro sido fechado com mais uma oportunidade flagrante lusa, desta feita assinada por Ana Azevedo, que falhou o alvo por escassos centímetros.

Depois de uma estreia com uma vitória por 4-0, diante da Costa Rica, a goleada deste domingo da Seleção Nacional de Futsal Feminino deixou mais próximo um lugar nas meias-finais da competição.

Jorge Braz em discurso direto:
"Hoje – domingo -, conseguimos ser mais rigorosas e pacientes em alguns momentos e [o resultado] acaba por ser normal. Esta equipa tem dado provas da qualidade e da organização que tem, com uma ambição muito grande e certa do que quer, por isso continuo a dizer que amanhã ainda vai ser melhor, se for com mais organização e equilíbrio. Estamos cá para evoluirmos de jogo para jogo, por isso já melhorámos algumas coisas, mas ainda falta afinar algumas coisas.

Preparámos muito bem o jogo, na maioria das vezes escolhemos as opções corretas, conseguimos ter uma abordagem extremamente competente ao jogo do Japão e quando assim é as coisas resultam. Como costumo dizer, quando o processo tem qualidade, o produto é positivo. Foram seis golos, mas podiam ter sido mais.

Agora é apontar baterias já para o jogo de Espanha, porque queremos vencer e ficar em primeiro no grupo. Temos de ultrapassar uma fase de cada vez, por isso o jogo entre Espanha e Japão foi observado a pensar no tipo de jogo japonês, o jogo desta noite vai ser observado a pensar na Espanha." 

Ficha de Jogo
IV Torneio Mundial de Futsal Feminino
2.ª Jornada do Grupo A
Polideportivo Municipal Antonio Díaz Miguel, Alcázar San Juan
 
Árbitros: Raquel Gonzalez (ESP), Irina Velikanova (RUS) e Hora Hennady (UCR).
Cronometrista: Salazar Lopez (ESP).

Portugal 6-0 Japão (4-0, ao intervalo)

Portugal: Natalina Silva, Inês Fernandes, Andreia Marques, Daniela Ferreira e Sofia Ferreira.
Jogaram ainda: Ana Catarina, Melissa, Rita Martins – cap., Ana Azevedo, Sofia Vieira, Cátia Morgado, Liliana Salema e Carla Vanessa.
Suplente não utilizada: Daniela Ribeiro.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Minae Aoyama (7, a.g.), Ana Azevedo (17' e 23'), Carla Vanessa (19' e 31') e Melissa (19').
Disciplina: Nada a assinalar.
 
Japão: Sakae Honda, Chinatsu Ishinabe, Misato Ino, Mutsumi Sakata e Shiori Nakajima – cap..
Jogaram ainda: Ayaka Yamamoto, Hanae Ito, Minae Aoyama, Natsumi Takezawa, Natsumi Koide, Chikage Kichibayashi, Minako Sekinada e Kana Kitagawa.
Suplente não utilizada: Aiko Sugiyama.
Treinador: Masaaki Arihara. 
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Minae Aoyama (38').

Fonte: site oficial da FPF

Portugal estreia-se com vitória (4-0) no Torneio Mundial

 A Seleção Nacional venceu a Costa Rica por 4-0 na 1.ª jornada do Grupo A do Torneio Mundial de futsal feminino.

 A capitã Rita Martins (2), Mélissa e Inês Fernandes foram as marcadoras de serviço.

 O próximo duelo é este domingo frente ao Japão.

Rita Martins, Mélissa, Inês Fernandes e Sofia Vieira

Torneio Mundial Feminino arranca sábado

 

É já este sábado que arranca o 4.º Torneio Mundial de futsal feminino, em Espanha, com Portugal a estrear-se frente à Costa Rica.

A Seleção Nacional parte para a competição como vice-campeã, depois da brilhante prestação na edição do ano passado, que decorreu em Oliveira de Azeméis e em que perdeu na final frente ao tricampeão Brasil (3-0). Mas as boas presenças não se ficam por aqui.

Em 2010,também em Espanha, as lusitanas chegaram à final, onde perderam com as canarinhas (5-1).

Em 2011,no Brasil, a Seleção Nacional ficou em 3.º lugar ao vencera Rússia por 3-0, depois de ter sido derrota da pela Espanha nas meias-finais (4-3).

Portugal está inserido no Grupo A com Espanha, Costa Rica e Japão, estreando-se com a formação da América Central


LISTA DE CONVOCADAS

AR Jovem Mogege: Mélissa;
ARR Avintenses: Daniela Ferreira, Sofia Ferreira e Andreia Marques;
CR Golpilheira: Liliana Salema;
FC Vermoim: Ana Azevedo e Carla Vanessa;
Novasemente Cavalinho: Cátia Morgado;
Quinta Lombos: Natalina Silva;
SL Benfica: Ana Catarina, Inês Fernandes e Rita Martins;
Sinnai: Daniela Ribeiro e Sofia Vieira.

 

"Acreditar no Futsal" está de volta… no feminino

Nota informativa da AFCCondeixa

Benfica (AF Lisboa), Ourentã (AF Coimbra), Louriçal (AF
Leiria) e Novasemente (AF Aveiro) disputam, no domingo à tarde, o “Acreditar no
Futsal”, iniciativa de solidariedade que se realiza pelo terceiro ano
consecutivo no Pavilhão Municipal de Condeixa.

Numa organização conjunta do jornalista Ricardo Santos e
da Academia de Futsal de Condeixa, esta iniciativa, que começou em 2004, visa
divulgar o trabalho e angariar fundos para a Acreditar – Associação de Pais e
Amigos de Crianças com Cancro.

Na edição deste ano, tal como aconteceu em 2008 e 2011, o
futsal feminino volta a estar em destaque, com a participação de quatro
formações que disputam o I Campeonato Nacional Feminino.

No domingo, a partir das 14h00, entram em acção o Ourentã
(representante do distrito no Nacional) e o Novasemente (equipa treinada por
João Filipe e onde joga a atleta internacional Sara Fatia). Uma hora mais
tarde, jogam Louriçal e Benfica (lidera só com vitórias a Zona Sul e tem o conimbricense
Manuel Eugénio na equipa técnica).

A receita da bilheteira reverte a favor da Associação de
Pais e Amigos de Crianças com Cancro.

Para a realização do “Acreditar no Futsal 8”, a
organização de Ricardo Santos e da Academia Futsal Condeixa, conta com o apoio
da Câmara Municipal de Condeixa, Associação de Futebol de Coimbra e Conselho de
Arbitragem, Núcleo Sportinguista de Condeixa, Intermarché Condeixa e Academia
do Pão.

 

Programa

14h00 Ourentã-Novasemente

15h00 Louriçal-Benfica

16h00 3.º e 4.º lugares

17h00 Final

18h00 Entrega de prémios

 

Vencedores das
edições anteriores

2004 Benfica*

2005 Académica*

2006 Selecção Acreditar*

2007 Granja do Ulmeiro*

2008 Quinta dos Lombos**

2008 Selecção Acreditar* (Taça Acreditar)

2011 Vilaverdense**

2012 U. Coimbra (traquinas) e ADFP Miranda Corvo
(benjamins)

 

* Futsal Masculino

** Futsal Feminino