— ler mais..

O presidente da FIFA tem todo o direito, como qualquer outra pessoa, de gostar do futebolista A ou B e não do C ou D. E isso é válido para uma análise meramente técnica, como igualmente para uma ..." /> — ler mais..

O presidente da FIFA tem todo o direito, como qualquer outra pessoa, de gostar do futebolista A ou B e não do C ou D. E isso é válido para uma análise meramente técnica, como igualmente para uma ..." /> O palhaço Blatter - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

O palhaço Blatter

29 Outubro, 2013 633 visualizações

O presidente da FIFA tem todo o direito, como qualquer outra pessoa, de gostar do futebolista A ou B e não do C ou D. E isso é válido para uma análise meramente técnica, como igualmente para uma avaliação de carácter. Consigo compreender inclusive que, em privado, junto dos seus amigos – alguns provavelmente também já com a cabeça a acusar alguma perda em relação aos melhores anos – o suíço faça algumas piadas de mau gosto sobre fulano ou cicrano. Quem nunca o fez?

Mas, quando Joseph Blatter, num qualquer acto público na qualidade de líder da entidade que gere os destinos do futebol internacional, se decide a elogiar alguém (nesta caso Messi) e aproveita para ridicularizar outra pessoa (neste caso Cristiano Ronaldo)… o caso muda de figura. Este economista helvético, que também já nos tinha mostrado dotes de “cozinheiro” quando ajudou a “cozinhar”estranhos contratos de direitos de transmissões televisivas ou se lembrou de oferecer a organização de Mundiais à Rússia e Qatar de forma bastante duvidosa para não dizer obscura, mostou agora a sua queda para as artes circenses, nomeadamente para a palhaçada. Só que enquanto os palhaços profissionais fazem as delícias de milhões de crianças e adultos por esse mundo fora, este dá-nos pena. Como dão todas as pessoas que, infelizmente, aos 77 anos, já não têm noção das suas acções.

Acho bem que a Federação Portuguesa de Futebol, o Real Madrid e o próprio Cristiano Ronaldo tenham vindo a público lamentar esta triste exibição de um velho tonto, mas com a mania de esperto. Todavia, não creio que um caso destes se resolva com um qualquer pedido de desculpa mais ou menos esfarrapado. Este sujeito devia, quanto antes, deixar de ser presidente da FIFA. Quem fez o que ele fez, daquela forma, rindo-se como um pateta, não sabe qual o comportamento que tem de ter enquanto figura pública com tantas responsabilidades. E, por isso, por revelar total inaptadão para o desempenho do cargo, deviar ceder o lugar a outro. E dessa forma, livre de compromissos, quem sabe se não encontraria algum lar nos Alpes disposto a acolhê-lo como animador…

Para que não fiquem dúvidas: este post não foi feito porque Ronaldo é português. Não alinho nessas questões. Aliás, considerando o capitão da Selecção Nacional uma máquina de jogar futebol, tal como Blatter também gosto mais do estilo de Messi. Dentro e fora do campo…

PS – Ronaldo esteve muito bem na resposta a Blatter, optando pela táctica da luva branca. No entanto, mentiria se não dissesse que gostava que, à primeira oportunidade, o português o deixasse de mão estendida…