— ler mais..

Nunca dei muito valor aos prémios e “rankings” que a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) costuma divulgar de tempos em tempos. Em traços gerais, aquil..." /> — ler mais..

Nunca dei muito valor aos prémios e “rankings” que a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) costuma divulgar de tempos em tempos. Em traços gerais, aquil..." /> IFFHS brinca com o Sporting - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

IFFHS brinca com o Sporting

10 Janeiro, 2013 742 visualizações

Nunca dei muito valor aos prémios e “rankings” que a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) costuma divulgar de tempos em tempos. Em traços gerais, aquilo jamais me pareceu uma entidade suficientemente credível para merecer uma atenção por aí além. No entanto, até ter a certeza que os seus critérios eram, no mínimo, questionáveis fiz questão de espreitar umas vezes o site oficial da organização em causa. Depois de constatar várias situações sem sentido, pura e simplesmente deixei de ligar a tudo o que dali vinha. Esta quinta-feira, ainda em casa, voltei a ser confrontado com uma notícia inesperada envolvendo a tal IFFHS. Desta vez, as estranhas contas desta gente fizeram com que o Sporting fosse eleito como a melhor equipa portuguesa de 2012, apesar de ter acabado atrás dos poderosos Plezen (Rep. Checa) e Milionários de Bogotá (Colômbia) ou dos sul-coreanos do Pohang Steelers ou do Ulsan.

Pode parecer mentira, mas para a IFFHS o Sporting foi mesmo a melhor formação lusa do ano que acabou há menos de duas semanas. E estamos a falar do Sporting de Alvalade, aquele que durante o ano passado não ganhou nenhum troféu, perdeu a final da Taça de Portugal com a Académica, acabou a Liga 2011/12 em quarto lugar e nos 23 jogos realizados já na temporada 2012/13 somou quatro triunfos. É o mesmo Sporting que tem coleccionado treinadores e dirigentes, que vive mergulhado numa enorme crise desportiva e financeira e que, por esta altura, está mais perto de descer de divisão do que de aceder à próxima edição da Liga Europa.

Por mais que tente ver isto como uma coisa minimamente séria, penso que a IFFHS resolveu brincar com o Sporting. Só assim se compreende ter colocado os leões à frente de FC Porto e Benfica como a melhor equipa lusitana no ano passado, precisamente no ano de 2012… um dos mais negros da história centenária do clube de Alvalade.