— ler mais..

Portugal não chegou à final do Europeu’12. E por isso mesmo, naturalmente, não vai poder alcançar aquilo que há tantos anos persegue… um título grande a nível internacional. Caiu perante a ..." /> — ler mais..

Portugal não chegou à final do Europeu’12. E por isso mesmo, naturalmente, não vai poder alcançar aquilo que há tantos anos persegue… um título grande a nível internacional. Caiu perante a ..." /> É só futebol - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

É só futebol

27 Junho, 2012 675 visualizações

Portugal não chegou à final do Europeu’12. E por isso mesmo, naturalmente, não vai poder alcançar aquilo que há tantos anos persegue… um título grande a nível internacional. Caiu perante a Espanha. Mas não caiu de uma maneira qualquer. Desta vez, ao invés do que se passou nos “oitavos” do Mundial da África do Sul, em 2010, a Selecção saiu de cena sem ter medo de ninguém, jogando olhos nos olhos com aqueles que são campeões continentais e do planeta. A sorte nos penáltis não nos sorriu. E falo na tão famosa estrelinha porque, neste desempate, o que esteve mesmo em causa foram as bolas que bateram no poste e ressaltaram para dentro ou as que teimaram em não entrar.

Mas, nesta altura, mais do que nunca, é preciso saber relativizar as coisas. Afinal de contas, por muito que o País desejasse este triunfo (e o do jogo seguinte já agora), estamos a falar apenas de futebol, de desporto, de algo que sendo o trabalho de muita gente, mais não é que um mero passatempo, algo que serve para nos distrairmos, ainda que por breves instantes, dos reais problemas da vida.

Ao contrário do que apregoava um jovem num anúncio televisivo, o futuro da nação, o nosso bem-estar colectivo ou individual, não dependia do que se passasse lá nos relvados da Polónia e da Ucrânia. Isso só podia ser uma mera figura de estilo. O que realmente conta, aquilo que mexe decididamente com a nossa vida, não passa por um jogo de futebol. Por vezes, aceito, até daria jeito, mas não é verdade. As tristezas e as alegrias que o desporto nos proporcionam não são comparáveis às outras. Com aquelas que efectivamente são fulcrais no nosso dia-a-dia e não se diluem horas depois de uma eliminação nos penáltis ou após a conquista de um título europeu ou mundial.