— ler mais..

Portugal derrotou a Dinamarca no Europeu de futebol. Imperou a lógica, digo eu. No entanto, como faz parte da tradição nacional (e logo no dia do igualmente tradicional Santo António) só o fez dep..." /> — ler mais..

Portugal derrotou a Dinamarca no Europeu de futebol. Imperou a lógica, digo eu. No entanto, como faz parte da tradição nacional (e logo no dia do igualmente tradicional Santo António) só o fez dep..." /> Ronaldo: domingo há jogo! - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

Ronaldo: domingo há jogo!

14 Junho, 2012 603 visualizações

Portugal derrotou a Dinamarca no Europeu de futebol. Imperou a lógica, digo eu. No entanto, como faz parte da tradição nacional (e logo no dia do igualmente tradicional Santo António) só o fez depois de passar por um susto tremendo. Ter estado a ganhar, tranquilamente, por 2-0 não foi suficiente para que todos tivéssemos uma tarde serena.

Em condições normais – e mesmo sabendo que a vitória foi o mais importante – a nação devia estar agora a discutir a maneira como os dinamarqueses marcaram dois golos; o facto de toda a defesa ter estado a dormir no lance do primeiro golo de Bendtner; a falha no tempo de salto de Pepe (grande exibição) aquando do segundo cabeceamento certeiro do avançado nórdico; a forma algo arriscada como Paulo Bento se recusou a proceder a alterações no meio-campo durante a segunda parte, etc, etc. No entanto, as pessoas só falam de outro tema: Cristiano Ronaldo.

Já o disse vezes sem conta e não tenho problema em repetir: Ronaldo é o segundo melhor futebolista mundial da actualidade. Só fica atrás (e por pouco) de Messi. Na Europa, então, por muito que Robben ou Ribéry joguem; por mais golos que Huntelaar, Gomez ou Rooney marquem… não há nada a fazer, o português é incomparavelmente superior. Isso, contudo, não significa (nem podia) que esteja sempre bem. Por vezes, o madeirense fica longe do seu fulgor. E em alguns dias (felizmente escassos) pode mesmo dizer-se que joga mal. Contra a Dinamarca foi um desses dias. E considerar que não se deve abordar o assunto dessa forma é absurdo. Ronaldo é excelente, mas pode e deve ser criticado quando não rende o esperado. Por ser o melhor, não é diferente dos demais. É humano e erra. Como todos nós.

Perante os dinamarqueses – e sendo certo que o capitão se esforçou para que as coisas lhe saíssem de feição -, Ronaldo esteve completamente desastrado na altura de visar a rede contrária. E foi essa anormal incapacidade para aproveitar oportunidades soberanas que ia deitando tudo a perder. Se o milagre de Varela não caísse do céu, e mesmo sabendo que uma equipa não é apenas um elemento, Ronaldo teria de ser apontado como o grande responsável pelo empate.

Ronaldo está visivelmente ansioso, da mesma forma que surgiu nervoso no Mundial de 2010. Ninguém mais do que ele quer que as coisas corram bem, mas a pressão adicional que coloca nas suas costas não o ajuda, nem favorece a equipa. Bem pelo contrário. No intervalo do duelo com a Dinamarca, segundo o relato da Antena 1, Ronaldo queixou-se ao dirigente João Vieira Pinto que só tinha tocado meia dúzia de vezes na bola! Parece mentira, mas é verdade. Que raio de preocupação. Não era mais importante estar satisfeito com o resultado (2-1) e com a exibição? E, já agora, na segunda parte, que fez quando recebeu a redondinha?

Conforme não tenho problemas em criticar as exibições de Ronaldo, também assumo acreditar que, a qualquer altura, a sua genialidade acabará por aparecer. Contudo, se calhar seria importante alguém avisá-lo que há jogo domingo. Com a Holanda a ter de vencer (e logo por uma diferença superior a 1 golo), Portugal vai ter – como tanto aprecia– espaço para contra-atacar. Quer isto dizer que, em teoria, Ronaldo terá todas as condições para brilhar. Ainda por cima, também já se viu que a “Laranja” possui uma defesa consideravelmente vulnerável.

Ronaldo tem de perceber que todo o País o quer aplaudir. Mas não deve viver obcecado com a necessidade de ser a estrela do conjunto. Se jogar aquilo que sabe… chega e sobra. 

PS – Não quero acreditar que Dinamarca e Alemanha “cozinhem” um resultado, na última jornada do Grupo B, que os apure automaticamente e deixe Portugal de fora mesmo goleando a Holanda. Mas mentiria se dissesse que o assunto não me vem à cabeça de vez e vez…

PS 1 – Leio no “Correio da Manhã” que o Sporting vai custear a defesa de Paulo Pereira Cristóvão que estará a ser investigado por… burlar o clube! Nem sei o que dizer. Só sei que Godinho Lopes continua a coleccionar situações verdadeiramente inacreditáveis no seu mandato. Mas, pelos vistos, os sócios leoninos não se indignam. Enfim…