— ler mais..

Estou de acordo com as várias opiniões de responsáveis benfiquistas e portistas que li nos últimos dias. A propósito do duelo de logo referente às meias-finais da Taça da Liga, todos consideram qu..." /> — ler mais..

Estou de acordo com as várias opiniões de responsáveis benfiquistas e portistas que li nos últimos dias. A propósito do duelo de logo referente às meias-finais da Taça da Liga, todos consideram qu..." /> Clássico importante… sem o parecer - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

Clássico importante… sem o parecer

20 Março, 2012 688 visualizações

Estou de acordo com as várias opiniões de responsáveis benfiquistas e portistas que li nos últimos dias. A propósito do duelo de logo referente às meias-finais da Taça da Liga, todos consideram que se trata de um embate sem o mesmo peso do que se realizou recentemente, também na Luz, mas então a contar para o Campeonato. Têm razão, o Nacional é incomparavelmente mais apelativo que uma prova criada em cima do joelho e que, desde a primeira hora, foi recebida com desconfiança pelos clubes de maior nomeada.

No entanto, se faz sentido relativizar a importância da competição, convém dizer que, ao contrário do que os tais responsáveis deixaram transparecer, não é assim tão indiferente ganhar este jogo. Uma vitória esta noite pode funcionar como importante incentivo para o que resta disputar da época.

Águias e dragões fazem bem em estar concentrados na Liga, mas sabem, naturalmente, que só um emblema pode ser campeão. Mais: sabem que, desta vez, até ambos podem ficar sem o título, devido à prestação tão surpreendente quanto notável do Sp. Braga. Ora, perante tal cenário, é capaz de ser importante garantir, pelo menos, a presença na final de uma prova. É a mesma coisa? Não! Mas é alguma coisa.

De resto, não é preciso ser adivinho para perceber o bem que fará ao ego de jogadores e adeptos uma vitória neste clássico. Quem deixar a Luz com um triunfo, sairá reforçado psicologicamente. Derrotar um rival histórico é sempre positivo, mas fazê-lo quando decorre o “sprint” final pelo título pode ser a chave de mais sucessos.

O FC Porto, que em escassos dias deixou de ter um atraso de 5 pontos em relação aos encarnados para passar a liderar a Liga, não deixará de comemorar com pompa e circunstância mais um êxito no ninho das águias. No entanto, um desaire… poderá significar uma época com apenas a vitória na Supertaça.

O Benfica, por seu lado, precisa de bater os azuis e brancos para travar a recente sequência de derrotas caseiras nos confrontos directos. Aliás, depois do choque que constituíram os desaires com V. Guimarãse e FC Porto, com o empate em Coimbra pelo meio, as águias não podem voltar a facilitar, já que tal poderá ditar uma temporada de seca, pois não é expectável conquistar a Liga dos Campeões.

Depois, ainda há a contabilidade histórica dos troféus arrebatados pelos dois clubes. Face à proximidade dos emblemas… tudo conta. Até esta estranha Taça da Liga que, pelo menos nestes moldes, não deverá disputar-se muitos mais anos.

PS – Depois da qualificação em Manchester para os quartos-de-final da Liga Europa, muitos simpatizantes sportinguistas voltaram a acreditar que a sua equipa era fortíssima. Não o deviam ter feito, basicamente porque não é verdade. O Sporting possui um naipe interessante de atletas, pode (com a atitude correcta e com alguma sorte) surpreender equipas mais fortes (como sucedeu com o City), mas não é o conjunto mais poderoso do Velho Continente. Aliás, nem sequer é a melhor equipa portuguesa (está fora do “top 3”). A derrota em Barcelos, independentemente de alguns erros por parte do árbitro, começou na má prestação da formação orientada por Sá Pinto. Aliás, ainda antes de Bruno Paixão “patinar” já Rodrigo Galo havia marcado o 1-0…  De resto, não deve ser só por culpa dos árbitros que os leões perderam os três últimos jogos fora na Liga (Gil Vicente, V. Setúbal e Marítimo) e sem marcar um único golo. Mais: nas derradeiras sete deslocações (às três referidas acrescentem-se Olhanense, Sp. Braga, Académica e Benfica), o Sporting não conquistou uma só vitória e apontou somente dois golos!