— ler mais..

O treinador do FC Porto sabe que a sua equipa foi prejudicada em Barcelos, na inesperada derrota (1-3) com o Gil Vicente. Sabe e fez questão de o dizer no “flash interview” e na conferência de imp..." /> — ler mais..

O treinador do FC Porto sabe que a sua equipa foi prejudicada em Barcelos, na inesperada derrota (1-3) com o Gil Vicente. Sabe e fez questão de o dizer no “flash interview” e na conferência de imp..." /> O que sabe Vítor Pereira - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

O que sabe Vítor Pereira

29 Janeiro, 2012 588 visualizações

O treinador do FC Porto sabe que a sua equipa foi prejudicada em Barcelos, na inesperada derrota (1-3) com o Gil Vicente. Sabe e fez questão de o dizer no “flash interview” e na conferência de imprensa que se seguiram ao embate. Com efeito, teve razão em apontar o dedo ao trabalho da equipa liderada por Bruno Paixão que, entre vários erros, acabou por falhar mais em prejuízo dos azuis e brancos.

O responsável portista sabe também que, durante os primeiros 45 minutos do duelo no Minho, os seus jogadores não jogaram… nada! Vítor Pereira tem tanta certeza disso que, enquanto não levou a conversa para temas secundários (como convém sempre que estamos atrapalhados e sem saber o que dizer em relação ao tema principal), assumiu que o desempenho dos seus futebolistas na primeira etapa foi “apático”, que a equipa não “mostrou nada” e que isso é impróprio para quem “quer ser campeão nacional outra vez”.

Vítor Pereira sabe ainda que, na segunda metade, a equipa melhorou (e muito) de rendimento só que, com uma desvantagem de dois golos da etapa inicial – a que se juntou mais um logo no reatamento -, foi impossível assegurar, pelo menos, a conquista de 1 ponto que, nesta altura, com o Benfica numa sequência de 7 triunfos consecutivos, muito jeito daria para manter a candidatura ao título menos complicada.

Em resumo, o técnico que Pinto da Costa insiste em dizer que foi uma primeira escolha para suceder a André Villas-Boas, o tal que de repente – aos olhos de alguns – teve quase tanta (ou até mais) influência na época de sonho da temporada anterior… sabe muitas coisas. E como convém, assume-as publicamente. É justo.

Curioso é que, sempre que o FC Porto resvala, na exibição, no resultado ou em ambos os casos… o treinador só sabe dizer que a coisa correu mal, que a atitude foi demasiado passiva, etc, etc. Gostava era de o ouvir dizer quais pensa serem as razões para isso. A equipa joga mal por obra de quem? O conjunto tende a melhorar após as substituições devido a quê, à má formação do onze? A falta de atitude deriva da ausência de liderança, de voz de comando?

Vítor Pereira, pelos vistos, sabe (ou desconfia) que as faixas já estão a ser encomendadas para outro lado. Volta a ter razão. Só ainda não percebeu que se isso se verificar, para além do mérito alheio, ficará a dever-se a erros vários da concorrência directa. A maioria com uma assinatura que ele conhece bem…

PS – Inacreditável a forma como Vítor Pereira, num primeiro momento, desrespeitou a sensacional prestação de um Gil que, na Luz, já havia dado bastante trabalho. Pretender resumir o feito dos homens de Paulo Alves a apenas uma exibição “digna” é… absurdo. Felizmente, minutos após o “flash interview”, conseguiu ser um pouco mais… verdadeiro na análise.

PS 1 – Pinto da Costa continua fiel à sua aposta em Vítor Pereira. E ela continua a levá-lo para uma época previsivelmente inversa à anterior. Erros todos cometemos, não aceitar que os fazemos e insistir neles não é próprio de quem tem um passado recheado de sucesso.

PS 2 – Vítor Pereira não foi o único treinador com um mau discurso nesta jornada da Liga. No sábado, em Santa Maria da Feira, Jorge Jesus também só viu o que lhe interessou. E até demonstrou saber, na conversa com os jornalistas, que o Feirense só tinha tido uma oportunidade, aquela que transformou em golo. Tem razão. O golo (mal) anulado e a bola que bateu na trave, por exemplo, não se viram no Marcolino de Castro. Só na minha televisão!