— ler mais..

Ver o FC Porto perder um jogo por 3-0 não é comum. Mas aconteceu em Coimbra, em embate que ditou o afastamento dos dragões da Taça de Portugal. Foi uma surpresa? Não. Os números, claro, são inespe..." /> — ler mais..

Ver o FC Porto perder um jogo por 3-0 não é comum. Mas aconteceu em Coimbra, em embate que ditou o afastamento dos dragões da Taça de Portugal. Foi uma surpresa? Não. Os números, claro, são inespe..." /> Vítor Pereira: a alucinação do líder - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

Vítor Pereira: a alucinação do líder

19 Novembro, 2011 596 visualizações

Ver o FC Porto perder um jogo por 3-0 não é comum. Mas aconteceu em Coimbra, em embate que ditou o afastamento dos dragões da Taça de Portugal. Foi uma surpresa? Não. Os números, claro, são inesperados, mas a eliminação azul e branca só causa espanto a quem não liga ao futebol ou, em alternativa, tem andado distraído. O FC Porto 2011/12 é uma caricatura da autêntica máquina oleada da temporada passada. E sendo assim, perder com a Académica ou com um qualquer Apoel de Nicósia, por exemplo, é perfeitamente normal, pois esta equipa idealizada por Vítor Pereira é também ela… normal. Estranho é saber que, de entre os elementos fulcrais, apenas saiu Falcão, enquanto entraram (pagos a peso de ouro) inúmeros jogadores de valia.

Vítor Pereira é culpado de não ter unhas para tocar uma guitarra tão delicada? Não, não é! Ele, naturalmente, acreditou que era o homem certo para o cargo e tem feito tudo o que considera ideal para tirar o melhor rendimento do conjunto. O problema é que não tem competências para tal. E em muitas situações, a vontade, o amor à causa, não chegam. Ou é suficiente apenas para resolver uns quantos jogos, já que não podemos esquecer da tremenda riqueza do plantel à sua disposição.

Estou à vontade para criticar Vítor Pereira. Ao invés de muitos, nomeadamente os mais acérrimos sócios e adeptos azuis e brancos, sempre disse que este não era o homem certo para suceder a Villas-Boas. E comecei a apostar nisso logo na sua apresentação, naquela cerimónia em que foi fácil perceber que nem tudo o que era dito devia ser levado à letra. Tenho consciência que arrisquei. Mais: o bom-senso mandava esperar. Porém, quem opina tem o dever de, por vezes, tentar “ler” o futuro. Desta vez… acertei!

Bem sei que, antes do treinador espinhense, também Villas-Boas foi uma aposta de risco por parte dos dirigentes portistas, mas esse ainda chegou ao Dragão com um pouco de experiência de Primeira Liga. Vítor Pereira, pura e simplesmente, não tem currículo para liderar nenhuma equipa do escalão principal, quanto mais o FC Porto. O “timing” da deserção do agora responsável do Chelsea teve, obviamente, influência directa nesta solução mas, convenhamos, um clube de topo não pode ser apanhado tão desprevenido. Ou, pelo menos, demorar uma eternidade a reparar um evidente erro de “casting”.

A grande crítica que faço a Vítor Pereira é que passou o tempo a tentar colocar-se em bicos dos pés, a utilizar discursos preparados, a desejar vender uma imagem que não é sua em vez de encontrar maneira de a equipa jogar futebol algo que, a avaliar pela última hora e meia, tem conhecido um significativo retrocesso. Então a forma como procurou puxar para si parte considerável do sucesso da época passada ficou-lhe muito mal, assim como revelou o óbvio: tinha dúvidas, medo, precisava de arranjar uma almofada.

Mas, se nos últimos meses temos visto, ao nível da constução do onze e das substituições, verdadeiras alucinações por parte do técnico – que também já se percebeu não ser propriamente estimado pelos futebolistas… -, a maior de todas continua a ser protagonizada pelo presidente Pinto da Costa. O líder astuto do passado errou na escolha, errou em não agir aos primeiros sinais de crise e parece continuar disposto a errar, mantendo-se impávido e sereno. Já sacrificou a Taça de Portugal e a “Champions” pode ser o próximo objectivo a fugir. Haverá explicações para esta postura? Quem o viu e quem o vê…

PS – Mesmo que Pinto da Costa não avance com o despedimento do treinador, Vítor Pereira deveria ser capaz de dar um sinal de sobriedade. E nesta altura a atitude correcta é bater com a porta, na pior das hipóteses logo após o jogo da “Champions”. A equipa não está com ele, os adeptos também não e a maioria dos dirigentes idem idem…