— ler mais..

Está aí o primeiro duelo da temporada entre FC Porto e Benfica, que é como quem diz entre os dois principais candidatos à conquista do título. No entanto, por aparecer numa fase ainda de arranque ..." /> — ler mais..

Está aí o primeiro duelo da temporada entre FC Porto e Benfica, que é como quem diz entre os dois principais candidatos à conquista do título. No entanto, por aparecer numa fase ainda de arranque ..." /> O que se joga no Dragão - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

O que se joga no Dragão

23 Setembro, 2011 635 visualizações

Está aí o primeiro duelo da temporada entre FC Porto e Benfica, que é como quem diz entre os dois principais candidatos à conquista do título. No entanto, por aparecer numa fase ainda de arranque de temporada e tendo em conta que as duas formações seguem em igualdade pontual na pauta classificativa, a emoção em torno do clássico não é tão grande quanto habitual.

Se alguém ganhar o jogo desta sexta-feira, os 3 pontos irão permitir-lhe isolar-se no comando da Liga. Desportivamente, com tanto ainda por disputar, não fará grande diferença. Acredito, contudo, que o impacto será muito maior ao nível psicológico.

O FC Porto – que continuo a considerar, mesmo após o ressurgirmento de Kléber, ter feito um erro ao não comprar mais um avançado de créditos firmados para colmatar a saída de Falcão – pode começar a ter problemas sérios se, depois do inesperado empate em campo neutro com o Feirense, for derrotado, em casa, pelo rival. E se toda a estrutura será colocada em causa, não tenho dúvidas que será sobre Vítor Pereira que incidirão a maioria dos olhares.

Já o disse e repito: não acredito, pelo menos para já, que Vítor Pereira tenha estaleca para tomar conta de uma equipa de topo como o FC Porto. E se em período de vitórias as suas consecutivas tentativas para vender outra imagem (mais forte e segura) até acabam por vingar, se os resultados forem negativos… de certeza que mais pessoas irão questionar esta aposta tremendamente arriscada de Pinto da Costa.

Do lado dos encarnados, e após os vários “banhos” da época passada (com excepção para o primeiro jogo da Taça de Portugal), Jorge Jesus ficará em posição deveras desconfortável se, à primeira oportunidade e depois de ter retocado o plantel à sua maneira, voltar a ser derrotado pelos azuis e brancos.

O técnico encarnado, desde que chegou à Luz, já teve os seus momentos de glória diante do FC Porto. Contudo, o que está na memória das pessoas é a sequência de derrotas da época transacta. É contra essa fantasma que Jesus tem de lutar. Para poder voltar a exibir uma confiança real nas suas hipóteses de sucesso, mas também para sentir que os adeptos estão, tal como em 2009/10, maioritariamente do seu lado.

Regressemos ao início para terminar na mesma linha de raciocínio: este é um clássico que, no que se refere ao seu lançamento, pouco barulho provocou. Ainda bem, pois “a conversa da treta” não faz falta nenhuma ao futebol. Façamos votos é que, depois do jogo, o clima se mantenta assim.

PS – É uma pena que, após uma expulsão tão justa quanto absurda na ronda anterior, o colombiano James Rodríguez falhe um jogo que se espera sempre especial. Ele que é só um dos futebolistas em melhor forma no futebol nacional…

PS1 – Depois das suadas vitórias em Paços de Ferreira e Vila do Conde, o Sporting também “joga” no Dragão. Um empatezinho vinha mesmo a calhar para a rapaziada de Alvalade…