— ler mais..

Os ingleses passam por ser gente muito séria. A mim, aquela fleuma que tantos invejam nunca me convenceu. Atrás dos fatos elegantes, das serenas sessões de chá, das atitudes cavalheirescas e da ex..." /> — ler mais..

Os ingleses passam por ser gente muito séria. A mim, aquela fleuma que tantos invejam nunca me convenceu. Atrás dos fatos elegantes, das serenas sessões de chá, das atitudes cavalheirescas e da ex..." /> Escândalo em Inglaterra - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

Escândalo em Inglaterra

12 Setembro, 2011 781 visualizações

Os ingleses passam por ser gente muito séria. A mim, aquela fleuma que tantos invejam nunca me convenceu. Atrás dos fatos elegantes, das serenas sessões de chá, das atitudes cavalheirescas e da exagerada tendência para a pontualidade (algo que me desagrada profundamente por andar sistematicamente 5 minutos atrasado…) escondem-se alguns defeitos. Afinal de contas… são humanos. Ainda assim, confesso, jamais pensei ser possível assistir a um escândalo tão grande no futebol inglês como aquele que agora chegou ao conhecimento público. Mas aconteceu. Resta saber como é que a coisa vai acabar.

Segundo revelou na noite de segunda-feira o Channel 4, a Federação Inglesa, propositadamente, escondeu 43 casos positivos de doping desde 2003. Sim, não há engano, em cerca de 8 anos, os responsáveis federativos fecharam os olhos a mais de quatro dezenas de infracções, 19 das quais por consumo de cocaína!

Não consigo entender um comportamento destes. Aliás, a partir deste momento, é perfeitamente legítimo questionar tudo e mais alguma coisa em torno da Federação Inglesa. Que outras situações ilegais, que outros acontecimentos politicamente incorrectos, os senhores de fato e boas maneiras acharam por bem ignorar de modo a não beliscar o bom nome dos envolvidos, dos seus clubes e do próprio futebol inglês?

A situação é tão complexa que o canal televisivo que teve acesso à informação – terá nascido uma “Wikileaks” só na Grã Bretanha, trata-se de uma nova versão do “Garganta Funda” em acção ou isto ainda serão resquícios das escutas que, de repente, parece terem sido feitas a tudo o que é gente?– acabou por não revelar toda a lista dos futebolistas envolvidos. Bastaram saltar cá para fora quatro nomes “desconhecidos” para o caldo se entornar e, claro, as ameaças surgirem de todos os lados. Para evitar represálias, a estação “calou-se”. No entanto, mostrou saber do que fala e, para não deixar dúvidas, esclareceu que existem três nomes sonantes (internacionais ingleses) envolvidos no caso, um dos quais alinhava (ou alinha) como avançado e protagonizou uma transferência avultada entre clubes locais.

Esta situação é tão aberrante que ficou a conhecer-se também agora que mais de 200 futebolistas, das mais variadas equipas, conseguiam ludibriar os chamados teste surpresa. Como? Simples: eram avisados pelos seus próprios clubes a não marcar presença em determinadas sessões de treino, aquelas em que as brigadas iam tentar apanhar os prevaricadores.

Perante este negro filme, a Federação Inglesa não perdeu tempo e de imediato colocou na rua um comunicado. A dizer o quê? Basicamente, que os casos foram “ignorados” para permitir que os envolvidos se regenerassem! Sim, não estou a brincar, foi isto que eles alegaram. Só não explicaram como é que Rio Ferdinad e Kolo Touré acabaram suspensos… por terem acusado doping. Afinal, em Inglaterra, por trás daquela fleuma toda esconde-se muita gente danada para a brincadeira…