— ler mais..

Vai arrancar o Campeonato Nacional. Agora, os testes terminaram (oficialmente já vários emblemas disputaram jogos oficiais, através das competições europeias e da Supertaça) e os resultados vão co..." /> — ler mais..

Vai arrancar o Campeonato Nacional. Agora, os testes terminaram (oficialmente já vários emblemas disputaram jogos oficiais, através das competições europeias e da Supertaça) e os resultados vão co..." /> Agora é a sério - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

Agora é a sério

12 Agosto, 2011 627 visualizações

Vai arrancar o Campeonato Nacional. Agora, os testes terminaram (oficialmente já vários emblemas disputaram jogos oficiais, através das competições europeias e da Supertaça) e os resultados vão começar a ter implicações reais nas equipas e nos adeptos. As derrotas e os empates tendem a deixar de ser desvalorizados e o habitual estado de graça concedido aos treinadores durante a pré-temporada desaparece à primeira escorregadela. Tudo normal…

Já o disse várias vezes e reafirmo: tendo em conta que ainda não perdeu nenhuma das suas pedras essenciais… o FC Porto arranca como principal favorito à conquista do título. No entanto, já se percebeu que o Benfica possui um plantel mais forte em comparação com o da temporada anterior. Dito de outra forma, mesmo que os dragões venham a revalidar o título, não me parece minimamente possível que o façam com a vantagem da época anterior. Um passeio tão tranquilo é quase impossível e, já agora, não interessa ao futebol português.

Também já referi que o Sporting parte com menos possibilidades de sucesso em relação aos rivais históricos. Considero completamente impossível que os leões voltem a terminar a prova a uma distância absurda do primeiro lugar mas, mesmo sabendo que a maioria dos sócios e adeptos do clube de Alvalade não pensa como eu, não vejo maneira de o título poder ser verde e branco. O clube fez inúmeras reformas no plantel, creio ter acertado em algumas aquisições (Rinaudo é uma aposta sem hipóteses de erro), mas continua a não ter tantas e tão boas soluções quanto FC Porto e Benfica. Os últimos ensaios confirmaram-no. E mais elucidativio que os resultados negativos foram os muitos erros cometidos, nomeadamente no sector defensivo.

Deixando os grandes de lado, tenho imensa curiosidade em saber o que poderá fazer o Sp. Braga. Com um novo técnico e vários jogadores diferentes, os minhotos parecem partir como principais candidatos, no mínimo, ao quarto posto. Contudo, convém ter presente que é bastante complicado a qualquer clube nacional afirmar-se, em definitivo, como a maior ameça ao tradicional poderio do trio mais cotado.

V. Guimarães e Nacional são emblemas que pensam nos lugares europeus, de modo a repetir o desempenho da temporada anterior. No entanto, não sei se será algo garantido. Tanto os minhotos, como os insulares, revelaram várias debilidades nas partidas a que tive oportunidade de assistir.

De resto, talvez com excepção à Académica e ao Marítimo, todos os restantes emblemas devem preocupar-se essencialmente em garantir – quanto antes – a permanência na principal divisão. Se esse objectivo for tranquilamente atingindo, talvez possam, de seguida, estabelecer um objectivo mais ambicioso.

Mas, com o regresso do futebol “a sério” vão chegar também as críticas à arbitragem; os discursos de ocasião dos dirigentes (que historicamente mudam de opinião consoante os seus clubes são beneficiados ou prejudicados); as declarações repetidas de treinadores e jogadores (com essa particularidade de todos os compromissos serem bastante complicados); as guerrilhas estúpidas entre Norte e Sul; os preços exorbitantes dos ingressos; os jogos “fora de horas” e às segundas-feiras; as inúmeras simulações de profissionais sem brio e as partidas sem qualquer qualidade a que só deviam assistir as crianças que se recusam a comer a sopa. Enfim, como em tudo na vida, também o futebol não é perfeito..