— ler mais..

Consigo perceber que os adeptos benfiquistas (bem como a equipa) não queiram ver o FC Porto assegurar o título em pleno Estádio da Luz, da mesma forma que entendo que os simpatizantes portistas (be..." /> — ler mais..

Consigo perceber que os adeptos benfiquistas (bem como a equipa) não queiram ver o FC Porto assegurar o título em pleno Estádio da Luz, da mesma forma que entendo que os simpatizantes portistas (be..." /> O que se joga na Luz? Nada! - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

O que se joga na Luz? Nada!

3 Abril, 2011 562 visualizações

Consigo perceber que os adeptos benfiquistas (bem como a equipa) não queiram ver o FC Porto assegurar o título em pleno Estádio da Luz, da mesma forma que entendo que os simpatizantes portistas (bem como a equipa) ficarão ainda mais felizes se a Liga “fechar” matematicamente no terreno do principal rival. Contudo, considero que está muita gente, nesta altura, a pensar com o coração e não com a cabeça.

Sejamos realistas na análise: o FC Porto “já é” campeão e o Benfica “já” assegurou o segundo lugar e o consequente acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada. Significa isso que, independentemente do desfecho de logo, o essencial está tratado. Aliás, há muito que ficou definido.

Os mais acérrimos defensores dos dois emblemas dizem que, acima dos pontos, está em causa uma questão de honra. Também consigo perceber isso, mas não subscrevo a ideia. Para mim, o que Jorge Jesus e André Villas-Boas deviam fazer era poupar a maioria dos seus principais futebolistas e, de forma pragmática, pensar mais à frente, olhar para o futuro próximo.

Este clássico da Luz não é o último encontro da temporada. Há ainda muito para jogar. E se as contas do Campeonato Nacional estão concluídas, convém ter em atenção que, já a seguir, mais concretamente na quinta-feira, os dois emblemas disputam a primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Por isso é que defendo que, nesta altura, é ilógico estar a apostar forte num jogo que poderá ter muito de paixão, mas seguramente pouco de razão.

Com a questão do título nacional resolvida, a Liga Europa passa a ser a maior prioridade de Benfica e FC Porto. Esquecer esse “pormenor” pode ser um erro tremendo. Imaginem só o que era os dois clubes perderem hoje, por lesão, algumas das suas pedras principais… Aliás, o mais absurdo, é que um dos emblemas, mesmo recorrendo ao seu melhor onze, pode ver o seu objectivo para hoje não ser cumprido (na eventualidade de ser derrotado). Nesse caso, para além do desgaste físico e das eventuais mazelas, ainda teria de conseguir gerir, em pouco tempo, o abalo psicológico provocado pelo desaire.

E se o resultado da Luz for um empate? Ninguém festejará nada e a energia (física e mental) para quinta-feira será menor em ambos os clubes. Valerá a pena correr o risco? Reafirmo que não!