— ler mais..

Para muitos, Maradona não é treinador de futebol, mas apenas um ex-genial futebolista que, no meio de muitas curvas, acabou por ocupar o cargo que deve fazer inveja a quase todos os treinadores do..." /> — ler mais..

Para muitos, Maradona não é treinador de futebol, mas apenas um ex-genial futebolista que, no meio de muitas curvas, acabou por ocupar o cargo que deve fazer inveja a quase todos os treinadores do..." /> Maradona deixa Argentina órfã - Olhos de ver - Record

Olhos de ver

Voltar ao blog

Maradona deixa Argentina órfã

28 Julho, 2010 601 visualizações

Para muitos, Maradona não é treinador de futebol, mas apenas um ex-genial futebolista que, no meio de muitas curvas, acabou por ocupar o cargo que deve fazer inveja a quase todos os treinadores do planeta, tal a qualidade (e a quantidade) dos recursos que tem à sua disposição. Agora, contudo, já não é o seleccionador argentino.

Não concordo com esta ideia. Quem jogava como Diego o fazia tem de saber muito do jogo. De resto, quem viu a forma como a equipa sul-americana surgiu na África do Sul, deve ter percebido a união que Maradona conseguiu construir em torno de uma equipa em que, por razões óbvias, não deve ser fácil conseguir colocar tantos egos fortes a puxar para o mesmo lado. “El Pibe” tinha uma equipa consigo e, em meu entender, isso é meio caminho andado para o sucesso. Creio não ser necessário apontar casos contrários…

Maradona é um tipo politicamente incorrecto, que está-se nas tintas para o que pensam dele, mas não é o incompetente que muitos defendem. Tomou as suas decisões (algumas questionáveis, como sucede com todos os técnicos de todas as modalidades em todo o Mundo) e atirou-se para a frente. Chegou a dar a ideia de que poderia ir longe, mas uma exibição cinzenta contra a Alemanha deitou tudo a perder. Parece-me exagerado considerar, a partir dessa eliminação, que tudo estava mal na formação argentina, da convocatória ao onze, passando pela táctica.

E se, efectivamente, Diego errou ao olhar demasiado para o ataque, ignorando algumas cautelas defensivas (talvez a crítica mais correcta que lhe foi feita), então deixem-me dizer que prefiro sempre perder a jogar para a frente, do que para trás ou para os lados, sem avançados e com um conjunto recheado de defesas, trincos e coisas do género…

Para mim, com ou sem erros, dentro e fora do campo, Diego será sempre Maradona, o homem simples, o futebolista fabuloso, aquele que mais gostei de ver jogar futebol. Na televisão e ao vivo. E o treinador que jamais aceitou jogar sem ser debaixo dos seus conceitos. E se desta vez o ser atrevido não deu resultado, continuo a considerar que no futebol ainda ganha mais vezes quem procura a vitória.