Percebes? E Lagoalva branco. Fresquinho, claro! (2)
O Benfica julga que está acima do comum dos mortais. E como julga que tem um canal de televisão (?), julga ainda que tem uma espécie de dom divino.
Junte-se um treinador/mastigador de pastilha elástica que julga ser catedrático, uns monólogos disfarçados de conferência de imprensa sem jornalistas, um presidente que abusa do advérbio de modo “nomeadamente” e um mestre (????!!!!!!!) da comunicação com nome de anjo e encontramos nova fórmula para a nitroglicerina: à mínima agitação temos detonações.
A coincidência não podia ser pior. Bastou entrar em actuação um presidente da Liga que veio da FC Porto SAD para surgirem potenciados os erros de arbitragem. O brilhante momento de olarápio, perdão!, cruzes!, canhoto!, de Olegário Benquerença em Guimarães disse tudo e permite todas as leituras. “Na dúvida, seja ela qual for, evite-se apitar a favor do campeão nacional”, é apenas uma delas. Razoável, diria, face ao que aconteceu. O caminho é só um: não mais falar de arbitragens, não mais contestar fora ou dentro de campo. Zero. A realidade encarregar-se-á de posteriores evidências.
Título do Diário de Notícias de dia 12 de Setembro deste ano da graça de 2010. página 41: “Jesus garantiu no balneário que o Benfica será bicampeão” O texto da “notícia” pretende descrever o que passou no balneário antes do primeiro treino da semana. Do discurso do treinador às reacções de quem estava presente.
Sem qualquer razão objectiva para duvidar do que está escrito e relatado, parto do princípio que falta um pedacinho essencial da conversa: o Benfica será bicampeão… “se começar a jogar à bola como fazia na época passada”. Ainda assim, com 3 derrotas em 4 jogos e o FC Porto em ritmo rolo compressor, a coisa está preta.
Nesta actualização não podia faltar uma reflexão. O Sp.Braga, o “Arsenal do Minho”, é uma senhora equipa. E o clube é, por estes dias, incensado pela qualidade da gestão, pela inteligência dos responsáveis, enfim, pela sagacidade e visão de um homem. Até há quem, “quando for grande”, queira “ser como o Sp. Braga”. Na derrota no Dragão a equipa de Domingos Paciência tinha um português no onze inicial. Viva o futebol… praticado em Portugal!!!