Classe, categoria e a… falta delas
O canal 1 da estação pública de televisão, pago por todos os que pagam electricidade, ofereceu neste 2 de novembro do ano da graça de 2010 o jogo da Champions entre o Benfica, 2.º da Liga portuguesa, e o Lyon, 10.º da Liga francesa. As estatisticas da UEFA dizem que a equipa francesa teve mais bola (57% – 43%), mais cantos (10 – 6) e fez menos faltas (16 – 24).
Coentrão foi eleito “Top Player” pela UEFA e, de facto, veio do esquerdino (é assim que deve ser “classificado”) o melhor exemplo de categoria e de classe no relvado da Luz. É verdade que Carlos Martins esteve nos 4 golos e também pode ser consensual que Salvio fez 30 minutos aceitáveis e Javi Garcia parece estar de regresso ao registo da época passada.
Sucede que a classe e categoria de Coentrão e alguns bons momentos colectivos na primeira parte e até ao 4-0 não escondem a falta de classe e de categoria deste Benfica europeu. Uma equipa que está a vencer por 4-0 a 20 minutos do fim não pode permitir ao adversário marcar… 3. Não pode ter jogadores que falham remates como César Peixoto falhou. Não pode ter centrais que fazem “roscas” a 3 metros da… linha de baliza. E não pode ter a atitude que teve nos tais 20 minutos finais.
Para conquistar estatuto europeu, para mostrar classe e categoria não bastam os 3 pontinhos e os euritos que a UEFA paga. É preciso algo mais. Ah e tal, descansaram depois do 4.º golo; ah e tal começaram a pensar no jogo do Dragão… Pois até pode ter sido assim. O que só vem agravar as coisas. O Benfica dos primeiros 10 minutos (onde o Lyon marcou 2 golos que não foram considerados) e dos últimos 20 minutos não chega para a Europa e também não chega para o Dragão. Vai uma apostinha?
———————————
Claro que no capítulo “Falta de classe e de categoria”, o debate desta terça-feira na AR bate aos pontos qualquer rival. O debate e as últimas 2 ou 3 semanas do drama “O Orçamento”. O problema aqui é, aliás, muito maior. Porque não há um único momento de classe, de categoria ou das duas juntas. É tudo tão mauzinho que há muito fomos despromovidos. O nosso estatuto europeu é apenas um: estamos a dever, pedimos emprestado para pagar a dívida e quem ainda nos empresta acha que não vamos conseguir pagar.
——————————–
O campeonato de futebol americano, NFL, vai na 8.ª semana. Os Dallas Cowboys até podem estar no último lugar da East Division. Há sempre a competição fora dos relvados para equilibrar. Foto capturada aqui.