O Hino do Chile (e o ataque à Compal)
- Puro, Chile, es tu cielo azulado,
- puras brisas te cruzan también,
- y tu campo de flores bordado
- es la copia feliz del Edén
- Majestuosa es la blanca montaña
- que te dio por baluarte el Señor,
- y ese mar que tranquilo te baña
- te promete futuro esplendor.
- Refrão
- Dulce Patria, recibe los votos
- con que Chile en tus aras juró.
- Que o la tumba serás de los libres,
- o el asilo contra la opresión.
Fui à procura da letra, depois de, em estilo fim de emissão da tv, ter visto e ouvido (mas não entendido) os chilenos em mais uma transmissão “live, from San José, Copiacó”. Acabou, com beijos e abraços e sorrisos e óculos escuros, o melodrama dos mineiros. Ainda bem. Por cá, infelizmente, não há cápsulas Fénix. E se as houvesse, todas seriam insuficientes para resgatar o país. Que mais parece um formigueiro em registo caótico.
Exemplos? É só escolher desta pequena lista ordenada aleatoriamente:
() Parece que houve alguns sportinguistas ao estalo na AG do clube. Parece que foi chamada a Polícia de Intervenção. Não percebi para quê. É como estarmos a discutir em nossa casa e, para acalmar os ânimos, chamar a autoridade.
() O psicodrama do Orçamento de Estado, esse, não tem paralelo. Nem sequer na ficção. A realidade, essa, diz-nos que um pacote de leite com chocolate ou um pacote de sumo Compal passa a ser taxado com 23% de IVA. Antes era 6%. E assim se resolvem os problemas, atacando empresas portuguesas que trabalham com portugueses e utilizam produtos portugueses.
() Passos Coelho, o líder que por estes dias todos, até um bonito quarteto de banqueiros, tentam chamar à razão, faz por ser visto em ameno passeio na Madeira com Alberto João Jardim.
() Os repórteres “disparam” sobre tudo o que mexe. Já chegámos ao ponto das perguntas tipo: “Viu a manchete do jornal i? E não quer comentar?”
() André Pina Cabral, bisneto do 1.º visconde de Guilhomil e neto de Margaret Kendall, ensaia “mind games”, engasga-se e perde tempo a falar de tonterias.
() Da Luz chegam outras tonterias, como se ali estivesse o centro do Universo.
() No Porto e em Gaia há simpósios (?) de pirotecnia. Parece que foi lançado o maior foguete do Mundo. Rebentou logo ali, claro.
O melhor mesmo é parar por aqui e dedicar algum tempo a “Formula 1 2010”, o simulador de corridas da Codemasters. Ao menos ali é possível dominar os elementos e esperar acontecimentos lógicos.