— ler mais..

Texto publicado no Record Premium e na versão impressa a 22 de novembro de 2015 Desta vez o dérbi esteve longe de encantar. Ganhou o Sporting, não por ter feito uma exibição avassaladora como na L..." /> — ler mais..

Texto publicado no Record Premium e na versão impressa a 22 de novembro de 2015 Desta vez o dérbi esteve longe de encantar. Ganhou o Sporting, não por ter feito uma exibição avassaladora como na L..." /> Leão teve mais vontade de lutar pela Taça - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

Leão teve mais vontade de lutar pela Taça

27 Novembro, 2015 1113 visualizações

Texto publicado no Record Premium e na versão impressa a 22 de novembro de 2015

Desta vez o dérbi esteve longe de encantar. Ganhou o Sporting, não por ter feito uma exibição avassaladora como na Luz, mas por ter sido quem mais vontade teve de atacar. Diria quem mais vontade teve de lutar pela Taça. Porque quando não se joga bem, tem de se querer mais do que os outros. O Benfica até marcou primeiro, fez aliás o primeiro golo da época aos leões, mas não conseguiu com isso a injeção de moral que se esperava. E jogou muito pouco outra vez.

Rui Vitória preferiu carregar sobre Jorge Sousa no final do jogo, num discurso que não se percebe se é bem dele, se encomendado, mas com isso não fez mais do que fugir à explicação da incapacidade encarnada. É verdade que Luís Filipe Vieira lhe pediu para recorrer à formação. Mas não pode ser Guedes o bode expiatório de todos os males. Até porque está longe de ser o pior jogador do Benfica. Jesus, por exemplo, utilizou sete da formação.

Falta brilho. O grande problema do Benfica não é o penálti não assinalado sobre Luisão. Que é claro. O problema é que os encarnados não foram melhores do que os leões em nenhum dos três dérbis. Longe disso, até. E Rui Vitória voltou a apresentar um onze diferente. Como Nuno Farinha bem explicou esta semana. Ontem foi o 18.º em 21 jogos. Não é muito normal, mesmo tendo em conta todos os condicionalismos enfrentados pelos treinadores. E em Braga vem mais um diferente.

O Sporting de Jesus ainda está longe de ser brilhante. Caiu na Liga dos Campeões, patina na Liga Europa e tem na Liga a sua melhor prestação, também porque é onde treinador e presidente apostam as fichas todas. Mas a verdade é que o Benfica tem sido um bálsamo para o técnico. Cada jogo, cada vitória. E isso é algo que não deixa nenhum sportinguista indiferente. Como benfiquistas.

Esta derrota deixa muita mossa em Rui Vitória. Quarto jogo grande perdido. Fora da Taça de Portugal e mal classificado na Liga. Champions não paga tudo. A Doyen não manda na Luz…

QUESTÕES LATERAIS

Os penáltis que ficam por marcar

Jorge Sousa tem influência no resultado. O lance de Luisão com João Pereira é grande penalidade. Este pormenor num jogo de Taça é um pormaior. Mesmo jogando pouco, se fizesse golo, o Benfica decidiria o jogo com o Sporting a penáltis, e aí sabe-se que tudo pode acontecer. Mas há muitos outros lances a discutir. E é pena que seja assim. Mas é mesmo assim.

É bom podermos ir ao futebol

Num dia em que a Bélgica foi obrigada a anular todos os jogos do campeonato, é bom que em Portugal se viva num clima relativamente calmo e que os adeptos presos sejam os habituais meliantes que nada têm a ver com futebol e gostam sim de roubar bilhetes e meter-se com a polícia. O nosso país tem muitos defeitos. Mas as forças de segurança e a nossa forma de ser continuam a fazer dele um cantinho recomendável.

Rui Vitória infeliz ao falar do hospital

Não fica bem a Rui Vitória a referência ao facto de os jogadores irem a caminho do hospital. Não foram vítimas de agressão e tanto Luisão como Gaitán lesionaram-se em lances de futebol. No lance do capitão é penálti, mas de João Pereira e Rui Patrício não tem qualquer intenção de lhe partir o braço. E levanta até a questão se Nico devia ter ficado em campo…

NOTAS DE RODAPÉ

5 João Mário é um craque. Encheu o campo. Tão bom que na direita disfarça o facto de não ter nascido para extremo. Mas é no meio que mais faz a diferença. Com ele ali, melhora William, melhora Adrien. Engoliu o miolo lutador do Benfica.

4 Adrien usou a braçadeira e fez questão de mostrar o porquê. O golo do empate é dele e o de Slimani na recarga de mais um remate fortíssimo. Lutou muito, correu quilómetros, recuperou bolas e saiu a jogar de cabeça levantada. Como um líder.

3 Júlio César esteve no melhor e no pior mas não pode ser o culpado da derrota. Fez um par de defesas que só não foram decisivas porque não teve a ajuda que merecia. Comprometeu no golo do empate, mas houve mais quem falhasse…

2 Samaris não foi dos piores do Benfica. Mas a expulsão não se aceita e prejudica muito o clube na Liga. Slimani está nitidamente em jogo no lance do golo e o grego devia ter-se preocupado em empatar e não refilar. E agora não joga em Braga.

1 Montero foi o pior do Sporting. Talvez por isso tenha sido o primeiro sacrificado por Jorge Jesus. Alheado, pouco empenhado, acaba curiosamente por ter papel decisivo no golo do empate ao saltar no lance que sobra para o remate de Adrien.