— ler mais..

Quando se fala hoje de grandes treinadores portugueses em atividade, pensa-se logo em Mourinho. Depois, talvez Villas-Boas. A seguir, claro, Jesus, Bento, Jardim e obviamente Marco Silva. Há um nom..." /> — ler mais..

Quando se fala hoje de grandes treinadores portugueses em atividade, pensa-se logo em Mourinho. Depois, talvez Villas-Boas. A seguir, claro, Jesus, Bento, Jardim e obviamente Marco Silva. Há um nom..." /> Rui Vitória merece mais - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

Rui Vitória merece mais

5 Novembro, 2014 773 visualizações

Quando se fala hoje de grandes treinadores portugueses em atividade, pensa-se logo em Mourinho. Depois, talvez Villas-Boas. A seguir, claro, Jesus, Bento, Jardim e obviamente Marco Silva. Há um nome que raramente é referido, mas cujo trabalho em Guimarães há muito merece maior reconhecimento. Contra mim falo, pois só me lembro de elogiar Rui Vitória quando ele se vê em cavalarias altas, a fazer a vida negra aos grandes do futebol português. E já são algumas, reconheça-se.


Líder vimaranense é, a par de Marco Silva, o treinador mais excitante da Liga


A verdade é que ao contrário de outros, Rui Vitória ainda não teve a oportunidade de trabalhar num clube de grande orçamento. O Vitória é um emblema com boa estrutura e massa associativa vibrante, mas tem sido obrigado a gestão financeira apertada. Não travou a ambição do técnico e só tem amplificado a valia do seu trabalho. Perde jogadores todos os anos, vê o orçamento diminuir, é obrigado a recorrer a jovens da formação, mas ainda assim vai-se batendo e só esta época já empatou o FCPorto e quase goleava o Sporting. Mais, segue em 3.º na Liga. Brilhante é pouco para adjetivar a performance. O homem que ganhou uma Taça de Portugal ao milionário Benfica de Jesus está mesmo a pedir voos mais altos. Mas era bom que o Vitória tivesse condições para mantê-lo muitos e bons anos, segurando também alguns dos miúdos que vão crescendo em Guimarães. Sem Jorge Mendes como muleta, assente no amor das suas gentes e na capacidade dos dirigentes, era bonito ver um clube genuíno a ombrear com os grandes sem a desonestidade dos dinheiros do futebol moderno. É quase impossível, mas…


PS – Dois feridos, esfaqueados, um deles em estado grave, numa rixa de adeptos. Já com o FC Porto tinha havido pancadaria. Futebol não é isto. Onde pára a polícia?