— ler mais..

Derrota na Rússia, em Guimarães e agora empate em Coimbra. Três jogos sem ganhar e 180 minutos sem marcar… Está a chegar a fase decisiva da época e o Benfica dá mostras de um nervosismo e fal..." /> — ler mais..

Derrota na Rússia, em Guimarães e agora empate em Coimbra. Três jogos sem ganhar e 180 minutos sem marcar… Está a chegar a fase decisiva da época e o Benfica dá mostras de um nervosismo e fal..." /> Que se passa afinal, Benfica? - Lado B - Record

Lado B

Voltar ao blog

Que se passa afinal, Benfica?

27 Fevereiro, 2012 873 visualizações

Derrota na Rússia, em Guimarães e agora empate em Coimbra. Três jogos sem ganhar e 180 minutos sem marcar…

Está a chegar a fase decisiva da época e o Benfica dá mostras de um nervosismo e falta de eficácia que preocupa dirigentes, técnicos e adeptos. Para quem ainda só tinha conhecido o sabor da derrota na Madeira, no jogo que ditou a eliminação da Taça de Portugal, urge entender como nos três últimos encontros apareceram mais dois desaires e um empate com um sabor muito idêntico. Aliás, como se junta a isto dois jogos sem marcar quando a equipa levava 37 consecutivos a fazer o gosto ao pé. Algo se passa, não há como escondê-lo.

Uma explicação óbvia parece ser a ausência de Javi García. Se Aimar é o homem que empresta a magia dos seus pés ao ataque encarnado, no espanhol encontra-se o pêndulo de tudo o que acontece no miolo. Matic é bem-intencionado, Witsel é bom jogador, mas nem juntos conseguem dar o que rende o trinco natural. Mas o pior é que pode não ser só isso.

Ao chegar a esta fase Jesus tem feito algumas opções menos felizes do que até aqui. Tirar Aimar e lançar Djaló em Coimbra só podia dar no que deu, porque Witsel estava encostado lá atrás a fazer de Javi. E este no banco a fazer o quê? Em condições devia ter jogado. Se não podia, em Lisboa ou na bancada daria o mesmo contributo. Optar por Nélson Oliveira em detrimento de Saviola é provavelmente apostar no futuro e esquecer o passado, mas então porque renovou o homem que tão brilhante dupla fez com Cardozo no ano do título?

Muitas questões e poucas respostas. Com uma certeza: nada está perdido. O Benfica depende apenas de si próprio para ser campeão. A má notícia é que o FCPorto também e agora até o Sp. Braga pode orgulhar-se disso. E isto porque o Benfica perdeu 5 pontos em 2 jogos consecutivos. O clube da Luz parece ter apostado demasiado no Clássico, esquecendo-se de vencer até lá. Uma certeza: ele não será decisivo.

Claro que os dragões ainda têm de bater o Feirense e os guerreiros vencer o dérbi minhoto. E o cansaço da jornada europeia não ajudará nenhum dos candidatos. Mas quem tem ambições é nestes momentos que tem de se superar. E é isso que assusta neste Benfica. Devia querer mais.

Texto publicado no Domingo, 26-02-2012